segunda-feira, 20 de outubro de 2025

México: meritória faena de André Gonçalves em Pachuca

O matador Juan Pablo Sánchez cortou a única orelha da última corrida da Feira de Pachuca, no México, ante um desluzido curro de toiros de Boquilla del Carmen, numa tarde em que há que destacar uma meritória faena do jovem rejoneador luso-mexicano André Gonçalves (fotos), que se anuncia nos cartazes apenas como André.

"Abriu praça a enfrentar "Piropo" da ganadaria zacatecana Boquilla del Carmen. O novilho deu escasso jogo, resultando muito parado, pelo que o jovem toureiro teve que recorrer com talento e tranquilidade à experiência que acumulou na sua ainda curta carreira para lograr provocá-lo em cada sorte, realizando um labor meritório com muita pureza" - informa Marysol Fragoso, acrescentando:

"Com uma dura papeleta para enfrentar, André debutou no México a parte da sua quadra europeia. Depois do passeíllo, montou 'Gibiru", com ferro de António Paim, um precioso cavalo com que iniciou a lide com toreria para cravar os rojões de castigo (ferros compridos)".

Posteriormente, montou "Judio", com ferro da coudelaria de Pablo Hermoso de Mendoza, "para colocar bandarilhas e lograr que o público rompera com o seu labor".

"Montando o 'América', impactou com vibrantes elevadas. André conseguiu conquistar o triunfo. Com o 'Requinte' deixou bandarilhas que arrancaram rotundos olés da aficion, assim como um espectacular par a duas mãos. Não esteve certeiro com o rojão de morte, pelo que perdeu pelo menos uma orelha, retirando-se depois de uma carinhosa ovação nos tércios, em reconhecimento pela sua destacada faena" - refere ainda Marysol Fragoso.

Com o valoroso rejoneador luso-mexicano, filho do reputado equitador Tiago Pernas e de mãe mexicana, repartiram cartel os matadores de toiros Juan Pablo Sánchez (orelha e palmas), Sérgio Flores (ovação e palmas) e Paola San Román (aplaudida nos dois toiros do seu lote).

Fotos Manolo Briones