sábado, 11 de outubro de 2025

Em equipa que ganha não se mexe: Toiros & Tauromaquia continua a gerir praça de Alcochete

A empresa Toiros & Tauromaquia, gerida por Margarida e António José Cardoso, filhos do saudoso "Nené", foi hoje reconduzida na gestão da praça de toiros de Alcochete, sem chegar a haver concurso.

Ao final da tarde teve lugar a Assembleia-Geral da NEPTAL (Nova Empresa da Praça de Toiros de Alcochete), iniciada com uma base negociar de 70 mil euros por três anos (2026, 2027 e 2028), mas a decisão dos accionistas e proprietários da praça foi a de reconduzir a empresa Toiros & Tauromaquia, aceitando a oferta de 65 mil euros pelo triénio, valor esse acrescido do custo das obras que forem exigidas pela IGAC.

Sobre a mesa e para além da proposta da Toiros & Tauromaquia, estava outra, como, aliás, já acontecera há três anos, composta por aficionados e antigos forcados de Alcochete, entre os quais João Pedro Bolota (ex-cabo do GFA de Alcochete) e João Salvação "Ninan" (ex-cabo do GFA do APV de Alcochete).

Como o "Farpas" onde referiu, à NEPTAL chegou também uma proposta de uma importante empresa de construção para a compra dos apetecíveis terrenos onde está erguida a praça de toiros, proposta essa que, como também ontem divulgámos, apresenta como alternativa a construção de uma nova praça noutro local. Ao que apurámos, a discussão e análise desta proposta não está excluída, mas apenas adiada. 

Para já, nos próximos três anos, vamos continuar a ter Margarida e António José Cardoso à frente dos destinos da praça de toiros de Alcochete.

Moral da história: três anos depois de idêntica tentativa para destronar os filhos de "Nené", os proprietários da praça de Alcochete voltaram a deixar bem claro que em equipa que ganha não se mexe.

Foto M. Alvarenga