O Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses (presidido por José Bartissol) e a Associação Nacional de Toureiros (presidida por Cláudio Miguel) evocaram esta quinta-feira a figura e o legado de Diamantino Vizeu, o primeiro matador de toiros português, quando passam 25 anos sobre o triste dia da sua morte:
Diamantino Vizeu - 25 anos de um legado imortal
"Assinalam-se hoje 25 anos sobre o falecimento de Diamantino Vizeu, figura cimeira da cultura portuguesa e um dos nomes mais ilustres da Tauromaquia Mundial.
"Primeiro Matador de Toiros de Portugal, Diamantino Vizeu escreveu o seu nome na História a 23 de Março de 1947, data em que tomou a alternativa na Praça de Toiros Monumental de Barcelona, confirmando a mesma em Madrid a 15 de Junho do mesmo ano.
"Este marco não foi apenas um triunfo pessoal, mas um momento que elevou a Tauromaquia Nacional a um novo patamar de reconhecimento internacional.
"Para além do seu percurso artístico ímpar, enaltecemos a sua profunda consciência social como fundador do Fundo de Assistência dos Toureiros Portuguese. Esta instituição, que ainda hoje cumpre a sua missão, é o testemunho eterno da sua dedicação e solidariedade para com os companheiros de profissão.
"Diamantino Vizeu foi, e continua a ser, a síntese perfeita entre a arte e o humanismo, um Mestre na arena e um exemplo na vida.
"A sua memória permanece viva em cada praça e em cada gesto de apoio à família taurina".
José Bartissol (Presidente do FDTP)
Cláudio Miguel (Presidente da ANDT)
![]() |
| Programa da Corrida TV em que se despediu Diamantino Vizeu em 24 de Agosto de 1972 no Campo Pequeno |


