sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Associação de Toureiros e Fundo de Assistência evocam Diamantino Vizeu no 25º aniversário da sua morte

O Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses (presidido por José Bartissol) e a Associação Nacional de Toureiros (presidida por Cláudio Miguel) evocaram esta quinta-feira a figura e o legado de Diamantino Vizeu, o primeiro matador de toiros português, quando passam 25 anos sobre o triste dia da sua morte:

Diamantino Vizeu - 25 anos de um legado imortal

"Assinalam-se hoje 25 anos sobre o falecimento de Diamantino Vizeu, figura cimeira da cultura portuguesa e um dos nomes mais ilustres da Tauromaquia Mundial.


"Primeiro Matador de Toiros de Portugal, Diamantino Vizeu escreveu o seu nome na História a 23 de Março de 1947, data em que tomou a alternativa na Praça de Toiros Monumental de Barcelona, confirmando a mesma em Madrid a 15 de Junho do mesmo ano.


"Este marco não foi apenas um triunfo pessoal, mas um momento que elevou a Tauromaquia Nacional a um novo patamar de reconhecimento internacional.


"Para além do seu percurso artístico ímpar, enaltecemos a sua profunda consciência social como fundador do Fundo de Assistência dos Toureiros PortugueseEsta instituição, que ainda hoje cumpre a sua missão, é o testemunho eterno da sua dedicação e solidariedade para com os companheiros de profissão.


"Diamantino Vizeu foi, e continua a ser, a síntese perfeita entre a arte e o humanismo, um Mestre na arena e um exemplo na vida.


"A sua memória permanece viva em cada praça e em cada gesto de apoio à família taurina".


José Bartissol (Presidente do FDTP)

Cláudio Miguel (Presidente da ANDT)


Programa da Corrida TV em que se despediu Diamantino Vizeu
em 24 de Agosto de 1972 no Campo Pequeno