domingo, 8 de fevereiro de 2026

Hoje no jornal "ABC": o grito de revolta dos jovens contra o Governo socialista que os quer proibir de ir aos toiros

A tauromaquia volta este domingo a estar em grande destaque na capa do jornal espanhol "ABC". Os alunos da Escola Taurina José Cubero "Yiyo" de Madrid são os protagonistas de uma extensa reportagem da jornalista Rosario Pérez em que defendem a presença de menores nas corridas de toiros, contrariando a intenção do Governo socialista espanhol, que os pretende impedir. "Porque querem roubar-nos os nossos sonhos?" - questionam os futuros toureiros.

Os novilheiros Juan, Daniel, Carla, Óscar, José Luis, Jaime, Jacobo e Alberto, com idades dos 11 aos 17 anos, levantam a voz frente à pretensão do Governo de proibir-lhes a entrada nos festejos taurinos. "Se de verdade há liberdade para cada um fazer o que gosta, porque não vou poder cumprir o meu sonho de ser matador de toiros?" - pergunta o jovem Daniel García.

O antigo matador de toiros Fernando Robleño, professor da escola madrilena, recorda que as escolas taurinas são também escolas de valores: "Aqui há verdade, há autenticidade, há uma disciplina, há um trabalho, há um esforço. Aqui cada um joga a sua própria vida. Que profissão é igual a esta? Há algo maior que ser toureiro?".

Pode ler a reportagem completa aqui:

https://www.abc.es/cultura/toros/chicos-hablan-quieren-toreros-senores-politicos-dejennos-20260205040524-nt.html