terça-feira, 14 de abril de 2009

Site "Tauromania" continua no gamanço...


Em pouco mais de três semanas, o "Farpas Blogue" tornou-se "o site de referência da afición" - apesar de ser um blogue. Modéstia àparte, nós, onde entramos, é para ganhar. Não nos contentamos com meias tintas.
Mas não estamos aqui, não chegámos aqui, para colher louros, andar de nariz empinado, dar voltas e voltas ao ruedo e lisongear-nos com o facto - indiscutível, mas... - de sermos os maiores, de sermos os primeiros.
Estamos aqui, nesta aventura da blogosfera, como estamos todas as quintas no "papel", com o objectivo primordial de defender, engrandecer e promover o espectáculo tauromáquico e a chamada Festa Brava - que, diga-se em abono da verdade e mercê de muitos dos seus intervenientes, nem sempre é merecedora do interesse, do apoio e do esforço que os jornalistas lhe dedicam. Mas isso são contas de outro rosário...
Estamos aqui, também, dispostos a ajudar e a apoiar todos os companheiros que de nós necessitarem. A entreajuda entre jornalistas (mesmo que uns o sejam de verdade e outros andem a vida inteira a querer sê-lo sem terem nascido para tal) foi desde sempre um ponto de honra entre oficiais do mesmo ofício.
Nesse sentido, ficam desde já "notificados" todos os companheiros de sites e blogues, nossos companheiros de esquina (a blogosfera também terá ruas e esquinas, bares e tascas?...), que podem contar com os serviços (notícias, fotos, etc.) do "Farpas Blogue" sempre que disso precisarem.
O aviso visa sobretudo os meninos-pegadores de toiros do site "Tauromania", que pelos vistos não iniciam o dia de trabalho sem ver primeiro o que vem aqui no blogue oficial do "Farpas" e que insistem, violando as mais elementares regras da deontologia profissional dos jornalistas, em sacar-nos fotos "à Lagardère", para ilustrar as suas notícias, copiadas das nossas, sem ao menos se dignarem (regra base, aprendam meninos!) a citar a sua autoria ou a fonte a que foram beber...
Eles, também, têm desculpa. Não são jornalistas. Nem querem sequer ser aprendizes de jornalistas. São pegadores de toiros. Mesmo assim e como decidiram fazer um site, não era mal pensado que aprendessem a ter postura. Vamos nisso, rapaziada do "Tauromania"?

Miguel Alvarenga