quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Muitas figuras prestam última homenagem a D. José João Zoio


Muitas figuras da Tauromaquia e também da sociedade portuguesa passaram hoje pela Igreja de Colares, onde desde o início da tarde se encontra em câmara ardente o corpo do cavaleiro tauromáquico D. José João Zoio, para lhe prestar a última homenagem.
O popular toureiro, há alguns anos retirado das arenas e que no passado dia 23 de Julho voltou a pisar a arena do Campo Pequeno vestido de toureiro para testemunhar a alternativa de Duarte Pinto, morreu na passada segunda-feira, traído pelo coração - esse coração do tamanho do mundo que fez dele uma das maiores figuras de sempre na história do toureio equestre mundial.
Amanhã ao meio-dia é rezada missa de corpo presente na Igreja de Colares (Praia das Maçãs, Sintra), seguindo o féretro para o cemitério de Rio de Moura, onde o corpo será cremado.
José João Zoio pisou pela última vez a arena de uma praça de toiros na Nazaré no passado dia 8 de Agosto (foto), onde os empresários João Pedro Bolota e Manuel Tavares da Silva o homenagearam por ter sido naquela praça que em 1968 fez a sua estreia em público, alternando com o também já falecido Gustavo Zenkl. Os mesmos empresários vão agora homenagear a sua memória com o descerramento de uma placa na corrida que ali se realizará no próximo dia 12.

Foto João Dinis