domingo, 6 de setembro de 2009

Tarde dura para forcados em Montemor



Miguel Alvarenga - O Grupo de Forcados Amadores de Montemor não teve tarefa fácil na corrida em que assinalou o seu 70º aniversário, este domingo na praça da sua terra (cheia, como manda a tradição), fruto da dureza dos toiros da Herdade de Pégoras, que em nada facilitaram a vida aos valentes pegadores chefiados por José Maria Cortes (autor de imponente e rija pega) e que fardaram muitos dos seus antigos elementos, entre os quais o ex-cabo Zuzarte.
Apesar das dificuldades (só duas pegas à primeira e as restantes ao segundo intento), o grupo evidenciou a usual coesão e no final foi despedido com calorosa ovação pelo seu público.
Enorme, a aguentar barbaridades de derrotes, à segunda tentativa, a pega do cabo José Maria Cortes (foto da direita), numa tarde em que brilharam também Pedro Santos e João Caldeira, autores das duas pegas executadas logo à primeira tentativa. As restantes foram executadas por João Tavares, Noel Cardoso e por Pietra Torres que dobrou o heróico João Mantas, que fazia em Montemor a última pega da sua vida, sem despir a jaqueta (forcado para sempre!), sofrendo aparatoso derrote que o deixou inanimado na arena. Recuperou depois os sentidos na enfermaria da praça e no final foi alvo de estrondosa ovação no centro da arena (foto da esquerda). Corrêa de Sá (irmão do anterior cabo do grupo), brilhante ajuda dos montemorenses, deu também aplaudida volta à arena no quinto toiro, pelo seu desempenho na concretização da pega do "caras" Pedro Santos.

Fotos Rita Barreiros