quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bento "puxa as orelhas" a Maurício... e "Aplaudir" põe-lhe a Monumental de Santarém às ordens!



Rui Bento, gestor taurino da praça do Campo Pequeno, "puxou as orelhas" esta semana ao crítico Maurício Vale depois de este ter referido na semana passada, na sua habitual coluna das quartas-feiras do "Correio da Manhã", que as corridas à portuguesa não estavam a registar grande afluência de público na praça de Lisboa - desta feita prosseguindo a sua cruzada em prol das touradas mistas ou de matadores.
Ontem, no "CM", Maurício veio retratar-se, dando a mão à palmatória e emendando o que escrevera oito dias antes. Mesmo assim, o famoso cronista, acérrimo defensor do toureio a pé e da realização de corridas mistas, voltou a bater na tecla de que as touradas só com cavaleiros e forcados estão a registar menos afluência de aficionados...
Confrontado com a insistência de Maurício Vale sobre a necessidade de se organizarem corridas a pé ou mistas, a empresa "Aplaudir" fez questão de, através do seu assessor Luis Miguel Pombeiro, informar o "Farpas Blogue" de que coloca de imediato a Monumental de Santarém à disponibilidade de Maurício para que ali leve a efeito, "por sua conta e risco", as corridas mistas que entender.
"Nós, 'Aplaudir', continuamos a apostar nas corridas e nos cartéis exclusivamente à portuguesa, com cavaleiros e forcados, pese embora o facto de o senhor Maurício discordar desta nossa política. Não existem toureiros a pé em Portugal que levem público às praças. Actualmente, no activo, em Espanha, está apenas o Maestro Vitor Mendes e alguns novilheiros, entre os quais Daniel Nunes, Gonçalo Montoya, Paco Velásquez (que vai tourear a Sevilha em Julho) e ainda Pedrito, que está anunciado para Agosto em Ayamonte. Há mais algum que ande em Espanha a matar toiros e justifique o rótulo de matador?..." - questiona Luis M. Pombeiro.
Está instalada a polémica!

Fotos João Dinis