segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bronca ontem em Las Ventas

A Associação de Informadores Taurinos de Madrid (AITAM) solicitou o imediato cessar de funções de Juan José Niño Rodríguez como delegado governativo na Monumental de Las Ventas, depois de ontem este ter expulso da trincheira da praça o jornalista José Luis Ramón (na foto), que ali fazia os comentários em directo do festejo para a cadeia de televisão TeleMadrid.
Um atentado da Polícia contra a Liberdade de Expressão - classifica a AITAM, acusando "Billy, el Niño" (assim conhecido) de "abuso de autoridade".
O delegado policial estava de candeias às avessas com o jornalista desde a Corrida da Beneficência, onde o ameaçou de expulsão da trincheira (que ontem concretizou) acusando-o de interferir na lide por fazer entrevistas no "calllejón" (trincheira da praça).
O jornalista foi ontem identificado pelas autoridades, expulso da trincheira e impedido de exercer a sua profissão e o direito de informar...
Uma história muito idêntica à que tem sido protagonizada, desde há um ano, pela empresa da praça de toiros do Campo Pequeno - que impede os repórteres fotográficos do "Farpas" de cumprir na trincheira a sua missão de informar e até se dá ao luxo de ameaçar os outros fotógrafos de que lhes retira a credencial no caso de fornecerem imagens ao "Farpas"...
Não é só o governo que pretende controlar a Comunicação Social. No mundo dos bois também há disso...
Daqui expressamos a nossa inteira solidariedade ao jornalista José Luis Ramón e à TeleMadrid. Também aos sites taurinos espanhóis, em especial ao mundotoro.com e ao burladero.es que, ao contrário dos nossos (sempre medrosos com as represálias dos empresários) denunciaram este escândalo e se solidarizaram de imediato com os companheiros de Informação.


Foto Ruaza/mundotoro.com