segunda-feira, 28 de junho de 2010

Padre Dâmaso visitou-nos no Linhó

Miguel Alvarenga - Foi tranquilo, encalorado (e muito molhado, fartámos de atirar água uns aos outros, uma autêntica revolução...) o fim-de-semana no Linhó.
A malta já está meia farta. É tempo de iniciar a luta pelas reivindicações (a que temos direito): frigorífico, fogão para cozinharmos, acesso ao campo de futebol (para mim, dispenso...) e ao ginásio (também...) - o processo vai começar. Se a lei é igual para todos os reclusos, nós, os da casa do "Big Brother", estamos a ser altamente discriminados sem poder gozar dessas "regalias". Ou há moralidade ou mamam todos, senhor director dos Serviços Prisionais!
Os novos concorrentes estão a adaptar-se. Os problemas dos outros continuam a ser os problemas de todos nós, vividos por todos. O Ti João voltou, esteve doente. O "Noddy" faltou pela primeira vez (estava previsto). Entrou um novo: o Bruno. Porreiro, mas passou o fim-de-semana na caminha a curtir a matilha de cadelas com que entrou pela primeira vez na casa...
Conheci (adorei) o Padre Dâmaso (na foto), capelão do Linhó há mais de trinta anos, que eu ouvia tantas vezes com entusiasmo na Rádio Renascença. Um santo homem. "Força, muita força, amigo Miguel!", disse-me com um sorriso. E eu sentia-a. Foi o Cadete que mo apresentou. Marcou-me a sua bondade, a sua tranquilidade. Foi um momento fantástico.
Para o próximo fim-de-semana tenho a visita da RTP. Esta semana vem a TVI filmar-me. Para a semana vou ao programa do Manuel Luis Goucha. A luta continua!

Foto D.R.