segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tiroteio na Figueira da Foz: forcado Luis Segão conta a sua versão dos factos


Luis Segão, o popular "Bombeiro", histórico primeiro-ajuda do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, baleado na Figueira da Foz na madrugada de 22 de Agosto, após a corrida televisionada pela RTP e que foi tema de manchete do semanário "Farpas" na passada quinta-feira, já se encontra em recuperação, participou até nas festas de Barrancos e, com novo ânimo, fez agora questão de esclarecer ao "Farpas Blogue" o que se passou. Eis a sua versão dos factos, em jeito de esclarecimento a algumas imprecisões que terão sido escritas, na sua opinião, no jornal desta semana:

"Como é do conhecimento de todos, os Amadores de Lisboa pegaram na noite do dia 21 de Agosto no Coliseu Figueirense, seguindo-se o habitual jantar do grupo no restaurante da figura ímpar, Sra. Rosa Amélia. O jantar acabou por volta das 5h da manhã e eu, como parte do grupo, deslocámo-nos para a zona do casino. Alguns elementos do grupo entraram na discoteca, da qual nem o nome sei, eu e outros já não entrámos porque estava para fechar e com isto desviamo-nos da porta cerca de 20 metros.
"Estava com a minha namorada e mais meia dúzia de amigos a decidir para onde ir. As decisões eram variadas, o que me fez entrar em divergência com a minha namorada. É aí, quando discuto com ela, que aparece o indivíduo - que mais tarde me viria a balear . a dizer para que não falasse assim com ela (tudo correcto até aí, mas nós estávamos numa discussão nossa e tento eu como os restantes elementos que estavam comigo lhe dissemos que se afastasse, porque estava tudo bem, era apenas uma discussão de namorados). O indivíduo insistiu e por várias vezes foi lá meter-se no meio de nós, mesmo quando já tinha parado a discussão com o meu par.
"Depois de vários avisos para que nos deixasse em paz, eu empurrei-o, fazendo com que ele se dirigisse a mim para me querer bater, mas a rapaziada pôs-se à frente e não permitiu que ele se aproximasse.
"A partir daí ele disse algumas palavras que nem posso precisar e retirou-se. Nós fomos descendo a rua devagar e ele aparece mais tarde, já a um 100 metros da discoteca, onde me aborda de novo a provocar. Voltei a dizer-lhe que queria era que ele se fosse embora, tendo-lhe o mesmo sido dito por outro elemento do grupo, que estava a falar comigo na altura.
"Nesse momento ele dirige-se para mim em tom provocador e eu, nesse momento, dou-lhe outro empurrão. Na resposta, ele tira a pistola e dá-me três tiros.
"Não podia deixar passar aqui a reflexão feita àcerca de mim, não sei por quem, ao jornal. Eu não sou brigão nem gosto de brigas! Apenas não gosto de faltas de respeito, uma vez que não falto ao respeito a ninguém. Muita gente me tem visto em confusões, mas não para brigar, quase sempre para acalmar os outros - em chatices que acho que não têm razão de ser - muitas das vezes, gente da Festa e, isso sim, custa-me e meto-me, mas não para bater e ninguém; antes pelo contrário, para que outros não o façam".

Luis Segão

Foto D.R.