segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Em Quito: Miguel Abellán sofre cornada na boca


Na memória de todos estão ainda as arrepiantes imagens da cornada na garganta sofrida em Maio em Las Ventas por Júlio Aparício (entretanto e felizmente, já recuperado dessa tragédia quase fatal). Não admira, por isso mesmo, que se tenham ontem à noite vivido momentos de pânico e verdadeiro terror na praça equatoriana de Quito (que assinalou o seu 50º aniversário com uma Corrida Goyesca nocturna) quando o perigoso toiro de Vistahermosa derrubou o matador espanhol Miguel Abellán e lhe provocou um rasgão na mandíbula - como a foto documenta.
Quase KO, mas sem perder a garra e o talento com que estava a desenhar uma faena de profunda entrega e desmedido valor, o diestro de Lisera voltou ao combate e terminou a lide de joelhos em terra, num alarde de pundonor e valentia que lhe valeu uma orelha de lei - mas que soube a pouco dado o grande mérito da sua actuação.
Lidaram-se toiros de Vistahermosa, de Mirafuente e de Triana. Abellán cortou no primeiro a única orelha da noite e foi silenciado no seu segundo; "El Fandi", já recuperado da cornada sofrida na semana passada, foi ovacionado num toiro e silenciado no outro; o diestro local Martín Campuzano foi igualmente ovacionado num e silenciado noutro.

Foto altoromexico.com