domingo, 31 de julho de 2011

Solange Pinto conta como foi ontem em Setúbal

SOLANGE PINTO
Estava bonita a nossa praça... A praça da minha terra, a centenária "Carlos Relvas". Um misto de saudades com emoção e alegria, foi tudo o que senti ao pisar ontem novamente a calçada dos seus corredores largos, ao contemplar a sua beleza pitoresca...
Faltou gente! A praça de toiros "Carlos Relvas" merecia reabrir com casa cheia. Desafortunadamente só se preencheu meia lotação...
Pela porta dos curros saíram seis toiros da ganadaria espanhola Conde de la Maza,  cumpridores o suficiente para que se proporcionasse um digno espectáculo.
Mestre António Telles esteve igual a si próprio, dono de um classicismo ímpar e de ferros desenhados a régua e esquadro. Escutou música na segunda actuação logo após a cravagem do terceiro comprido. Triunfou juntamente com Manuel Lupi. Como esteve bem o cavaleiro da Barroca d'Alva, com inspiração por todos os poros... Bregou com soberba, cravou em "su sítio" e rematou com profundidade. Pena que a sua segunda prestação não tivesse sido do nível da primeira, mas desgraçadamente também o toiro não ajudou.
Duarte Pinto foi talvez o mais regular dos três cavaleiros. Esteve em plano elevado, desenhando bem as sortes, executando melhor. Está seguro e isso nota-se a cada passo que dá. Agradou em Setúbal, deixou ambiente e o público soube reconhecer o mérito do cavaleiro.
As pegas que estiveram a cargo dos Amadores de Setúbal, foram consumadas pelo cabo Francisco Mirrado e Fábio Caeiro ao primeiro intento. A pega do quinto toiro da ordem não foi concretizada, após quatro frustradas tentativas e algum tempo também para cernelhar o complicado toiro. O astado recolheu aos currais sem ser pegado.
As restantes três pegas foram consumadas à primeira pelos forcados Rui Pereira, Márcio Chapa e Isidoro Cirne, da Selecção de Forcados do Distrito de Setúbal, capitaneados por João Pedro Bolota.
A corrida foi dirigida pelo Sr. António dos Santos, positivamente sensível na atribuição de música aos cavaleiros Telles e Lupi.
Mestre António Telles deu lição!
Manuel Lupi triunfou
Duarte Pinto voltou a estar em grande
Boas pegas aos Conde de la Maza


Fotos de João Dinis