
Embora a maioria o não tenha feito, nós aqui não guardamos triunfos na gaveta. Chamamos "os bois pelos nomes". E fazemos justiça quando é caso de se fazer justiça.
O triunfo de João Moura Caetano ontem em Setúbal é um marco demasiado importante para a carreira de um toureiro para não ser cantado devidamente.
Toureou o primeiro toiro de António Silva extraordinariamente bem, com uma técnica irrepreensível e um entendimento perfeito das dificuldades do toiro, contruindo uma lide perfeita, com o público entregue, no final da qual, se fosse mais "atrevido", poderia facilmente ter dado duas voltas à arena... que ninguém lhe levava a mal!
Mas foi no segundo toiro, um complicado exemplar da ganadaria Prudêncio, que teve uma das suas melhores actuações de sempre. Inventou uma faena que terminou com dois ferros com o fantástico "Xispa" (foto de cima) no centro da praça, a receber o toiro que vinha de tábuas e a reunir com super-emoção e apurado temple. Foi soberbo. Público em alvoroço, a pedir no fim a volta à arena do cavalo, que acompanhou o cavaleiro e o forcado. Foi uma noite daquelas que fazem uma Figura!
Sem desprimor para as lides boas e correctas do consagrado Rui Salvador e para o esforço do matador "Procuna" com toiros de Sommer impossíveis para o toureio a pé, bem como para as valentes pegas dos Forcados do Ribatejo e do Barrete Verde de Alcochete, há que destacar, por inteira justiça, o triunfo de Moura Caetano neste sábado em Setúbal - a praça registou a maior enchente desde a sua reinauguração, a prometer temporada de sucesso em 2012!
A foto de baixo não é de ontem em Setúbal - mas publicamo-la na mesma. Há uma "estrela" que brilha sobre Moura Caetano - um dos toureiros de dinastia mais em destaque nesta temporada!
Fotos João Dinis, D.R. e Hugo Teixeira


