quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Emílio Martín e Fábio Castañeda: quem são os alternantes de Dias Gomes em Madrid

Emílio Martín, aluno da Escola de Badajoz
O venezuelano Fábio Castañeda


O espanhol Emílio Martín e o venezuelano Fábio Castañeda são os companheiros de cartel do português Manuel Dias Gomes na novilhada do próximo sábado, 10, na Monumental de Madrid. Vamos conhecê-los.

Emílio Martín Díaz Herranz (foto da direita) nasceu em Jerez de los Caballeros (Badajoz) a 6 de Outubro de 1986 e é aluno da Escola de Toureio da cidade fronteiriça. Apresentou-se em público na sua terra natal em Agosto de 2000 e estreou-se de luces também em Jerez de los Caballeros em 14 de Abril de 2001 e foi nessa mesma praça que debutou com picadores em 20 de Agosto de 2005. Foi vencedor de um Bolsín Taurino na praça portuguesa da Moita do Ribatejo e de vários ciclo de novilhadas, nomeadamente em Fregenal de la Sierra, La Algaba e Badajoz. No ano passado actuou em sete novilhadas apenas e no sábado faz, tal como Dias Gomes, a sua estreia em Las Ventas, arena que nunca pisou.
Fábio Castañeda Hernández (foto da esquerda) nasceu em San Cristóbal, na Venezuela, a 3 de Julho de 1991. Pertenceu à Escola Taurina de San Cristóbal (Venezuela) e em Espanha ingressou na de Madrid. Actuou pela primeira vez de luces na praça venezuelana de Bailadores em Junho de 2006 e em 16 de Agosto deste ano, 2011, debutou com picadores em Tafalla (Navarra, Espanha). No ano de 2010 foi declarado triunfador do I Master Internacional de Escolas Taurinas em Nimes (França), foi segundo classificado no Troféu "Nimeño II" em Bellegarde (França) e no Certame de Novilhadas de Alalpardo, em Espanha. Já actuou em importantes praças como Madrid, Málaga, Albacete, Nimes e Castellón. Apesar de já haver pisado a arena de Las Ventas, no sábado é a primeira vez que o faz na qualidade de novilheiro com picadores.
Emílio Martín, Manuel Dias Gomes e Fábio Castañeda enfrentam no sábado seis novilhos-toiros da ganadaria de Araúz de Robles, de divisa encarnada e branca e com antiguidade desde 8 de Agosto de 1982.

Fotos D.R.