O Engº Inácio Ramos, algo afastado das lides empresariais taurinas nas últimas duas temporadas, pode regressar em força na próxima temporada - o rumor corre há já algumas semanas no meio.
Ao que se diz, o empresário da "Toirolindo" (sociedade que se mantém e de que faz também parte seu filho Inácio Ramos Jr.) ressurgirá em 2012 associado a Paulo e Rodrigo Tendeiro ("Gestoiro") na gerência da praça de toiros de Évora e também na de Moura, podendo ainda vir a assumir idêntico papel em Portalegre e eventualmente noutras praças.
Apaixonado pela Festa Brava há largos anos, Inácio Ramos surgiu no meio há mais de dez anos, ganhando o concurso para exploração da praça da Moita, ao tempo associado a António Luis Raimundo, de quem mais tarde se viria a desligar.
Inovador e de uma indiscutível seriedade, marcou as praças por onde passou, chegando mesmo a gerir a de Coruche em parceria com a Sociedade Campo Pequeno.
O badalado regresso de Inácio Ramos à vida empresarial taurina anda nas bocas do mundo - apesar do silêncio mantido pelo próprio, ainda a recuperar de gravíssima cornada sofrida este ano na sua herdade, próximo de Elvas, infringida por um toiro da sua ganadaria, quando se preparava para o tratar.
Questionado sobre o assunto, quinta-feira passada na corrida que se realizou em Albufeira, Inácio Ramos Jr. não confirmou nem desmentiu o regresso do Pai às lides. "Logo se verá...", disse o jovem empresário, apoderado do cavaleiro Rui Fernandes.
Nos últimos dois anos, a empresa "Toirolindo" limitou a sua actividade à organização, em Agosto, de duas corridas no Algarve, em Monte Gordo e Castro Marim, registando sempre lotações esgotadas.
Foto M. Alvarenga