Foram ontem divulgados os cartéis das três corridas que compõem a próxima Feira de Outubro em Vila Franca, comemorativa dos 110 anos da "Palha Blanco" - e a confusão já começou!
O cavaleiro Paulo Jorge Santos (foto da esquerda), toureiro local que este ano ainda não actuou na praça da sua terra, reclama por um posto na Feira de Outubro. Ao que o "Farpas" apurou, seu pai terá já feito vários telefonemas a agendar reuniões na Câmara e na Santa Casa da Misericórdia, em protesto contra a ausência de toureiros de V. Franca nos elencos formados pelo empresário Ricardo Levesinho (foto da direita). "Há toureiros que já vão este ano pela terceira vez a V. Franca, sem justificação plausível... e os toureiros da terra ficam em casa..." - terá afirmando Jorge Santos, pai do cavaleiro, num dos telefonemas.
Outras "forças" vilafranquenses protestam também pela ausência do novo matador da terra, Nuno Casquinha, nos cartéis da Feira de Outubro. Corre inclusivamente o rumor da realização de uma outra corrida em Vila Franca com cartel formado pelos toureiros da terra.
Contactado pelo "Farpas", o empresário Ricardo Levesinho comentou toda esta polémica: "Independentemente de opinar se se justifica ou não a inclusão do cavaleiro em referência nos cartéis da 'Palha Blanco', devo salientar que respeito todos os toureiros, mas exijo que me respeitem também a mim e às minhas opções. Já várias pessoas me telefonaram hoje a falar sobre esse assunto e, segundo me informaram, o pai desse cavaleiro terá feito telefonemas para toda a gente... menos para mim. Comigo não falou. Ele que me fale que eu terei todo o prazer em lhe explicar o porquê das minhas opções nos cartéis que montei. Sem problema nenhum. Sou uma pessoa aberta, falo e atendo o telefone a toda a gente!".
E, sobre a hipotética realização de mais uma corrida na "Palha Blanco", desmentiu categoricamente: "Posso garantir-lhe que não!".
Fotos D.R.