domingo, 11 de setembro de 2011

"Tauroleve": bem rematada Feira de Outubro em Vila Franca




"Feira de Aniversário - 110 Anos de Emoção", este é o slogan da edição 2011 da Feira Taurina da mais carismática Praça de Toiros Nacional, a "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira.
No ano de comemoração dos seus 110 anos de existência de um dos seus símbolos, Vila Franca receberá entre os dias 30 de Setembro e 4 de Outubro um importante certame taurino, no qual contará com inúmeros actos de elevado destaque, e no qual figurarão ganadarias e artistas de renome nacional e internacional.
A feira taurina abre no dia 30 de Setembro pelas 22 horas com a celebração da XIV Tourada Real. Com a presença de Suas Altezas Reais na "Palha Blanco", lidar-se-á um imponente curro de toiros com idade, peso e sobrado trapío da divisa de Manuel Assunção Coimbra - inicialmente apartado para a Monumental de Madrid - pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles e Marcelo Mendes, estando as pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Vila Franca.
No domingo, dia 2 pelas 17 horas, a "Palha Blanco" abrirá de novo as suas portas para uma corrida de grande simbolismo. Será a XXIII Corrida CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e onde se irá celebrar a Homenagem Nacional ao Maestro Vitor Mendes na comemoração do 30º Aniversário de sua Alternativa.
Para esse dia impar na tauromaquia, a empresa levará a arena vilafranquense uma corrida só com matadores onde para além do Maestro Vitor Mendes, figurarão no cartel o espanhol David Mora - grande revelação da temporada 2011 nas arenas espanholas e francesas - e António João Ferreira. Lida-se um curro da ganadaria dos êxitos: Falé Filipe.
No dia 4 pelas 22 horas, a "Palha Blanco" voltará uma vez mais a ficar na história da tauromaquia.
Pela primeira vez no mundo, o confronto histórico entre as ganadarias mais temidas pelos toureiros - Palha e Miura - que irão disputar entre si o prémio de melhor ganadaria neste emblemático Concurso de Ganadarias Ibérico.
Em praça para lidar os terroríficos exemplares da Herdade da Adema e Zahariche, estarão os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Pedro Salvador, estando as pegas a cargo dos Amadores de Vila Franca, que como manda a tradição se encerram em solitário nesta noite que será histórica.
Os bilhetes e abonos para a Feira Taurina estarão disponíveis para venda a partir de dia 19 no Posto de Turismo e no dia 26 na Rua Serpa Pinto, podendo as reservas ser efectuadas através dos números 969 924 734 e 968 669 090.

Foto Dias dos Reis