domingo, 4 de setembro de 2011

Última Hora: Craque "Castella" de Moura morre em Espanha


Última Hora - Morreu esta madrugada em Espanha, vítima de cólica, o famoso cavalo "Castella" de João Moura Jr., neste momento o maior "craque" da quadra do jovem ginete de Monforte e um dos melhores cavalos de toureio da actualidade em todo o mundo.
O cavalo, assim baptizado em homenagem ao matador de toiros francês Sebastián Castella, em tempos utilizado por João Moura (pai), mas últimamente só usado por Moura Jr., actuara ontem em Camarma de Esteruelas (Madrid), onde o cavaleiro obteve apoteótico triunfo, saindo em ombros após cortar três orelhas e seguia na camioneta para Zamora, onde Moura actua esta tarde, quando sofreu a cólica. Não chegou a ser acudido em nenhuma clínica veterinária, teve morte quase imediata, segundo apurámos.
No seu site na internet, João Moura Jr. classifica-o como "um cavalo muito poderoso, com muita força e ao mesmo tempo muito completo, um cavalo experiente e expressivo e que delicia a aficion, é um cavalo que permite efectuar a lide a qualquer tipo de toiro que saia em sorte".
Apesar dos muitos êxitos que vem alcançando quer em Espanha, quer em Portugal, esta é uma temporada azarada para o jovem Moura, que quinta-feira passada sofreu assustadora queda no Campo Pequeno e em Junho já perdera o cavalo "Belmontín", que morreu subitamente quando toureava na arena da Monumental de Angra do Heroísmo.
"São azares que acontecem, perdi um dos meus melhores cavalos de sempre e aquele que era considerado no momento o melhor cavalo de toureio do mundo", disse-nos João Moura Jr. há momentos. Apesar do percalço, o toureiro segue a caminho de Zamora, onde toureia esta tarde e na próxima sexta-feira, 9 de Setembro, estará em Portalegre para a grande corrida do ano, com Rui Fernandes e Diego Ventura.
"Há que seguir em frente, com moral e cabeça levantada", diz o cavaleiro.

Fotos António Santos/Tobrantes