domingo, 29 de janeiro de 2012

Polémica - Paulo Silva questiona "Prótoiro": defende a Festa em Portugal ou em Espanha?


Paulo Silva, presidente do Clube Taurino Vilafranquense, questiona na sua página da rede social "Facebook" a Federação "Prótoiro": defende a Festa em Portugal ou em Espanha? Tudo a propósito do recente Fórum Mundial da Cultura Taurina realizado na Ilha Terceira e onde não participaram matadores nem novilheiros lusos.
Eis o polémico texto de Paulo Silva:

Àcerca do II Forum da Tauromaquia Mundial, como intitulam e que a "Prótoiro" considera um grande êxito, deixo aqui as seguintes perguntas:
1 - A "Prótoiro" defende a Festa em Portugal ou em Espanha?
2 - Como aconteceu no ano passado na feira dos Açores, a qual foi patrocinada, não interessa aqui falar em nomes, porque achamos bem que apoiem a Festa, não entrou um matador ou novilheiro português. Se defendem a Festa em Portugal, como dizem, esqueceram-se. Custava muito pôr um português, que eram uma oportunidade que davam, a alternar com os matadores espanhóis, sendo os Açores uma região de emigrantes, da qual temos muito orgulho?
3 - Neste Forum esqueceram-se também dos matadores portugueses, mas a "Prótoiro" e principalmente o mentor deste Forum, Arlindo Teles, como membro esqueceu-se. Acontece e de que maneira...
4 - Neste Forum estiveram presentes críticos portugueses que criticam tudo e todos... agora, nos Açores, não passou nada...
5 - A Frente de Acção Pró Taurina e os Aficionados de Portugal também consideram este evento um sucesso? - pergunto eu.
6 - A "Prótoiro" tem que, uma vez por todas, assumir que representa os sectores da Festa que participam no espectáculo e pela qual é financiada e nunca falar em aficionados ou tertúlias taurinas que nunca lhe passaram uma procuração para nos representar.
7 - Nunca me passaria pela cabeça eu afirmar que na "Prótoiro" os seus elementos só se poderem ocupar da defesa da Festa depois do seu horário laboral. Estou aqui a escrever em meu nome pessoal e não como presidente do Clube Taurino Vilafranquense, o que não quer dizer que não partilhem da mesma opinião, por isso quando falarem refiram-se à minha pessoa e escrevo isto porque tudo tem um limite e ainda havia mais para perguntar, mas não interessa, porque não faço nenhuma crítica. Tudo o que aqui está escrito é verdade e não pode ser negado.
Atenciosamente,

Paulo Silva

Foto D.R.