domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como Hugo Teixeira "casou" em Badajoz Caetano e Tendeiro: a história toda


O jornalista Hugo Teixeira foi o obreiro e a ponte que ligou o cavaleiro João Moura Caetano ao novo apoderado, Rodrigo Tendeiro. A nova união profissional foi selada sexta-feira durante um jantar em Badajoz, longe dos "olhares lusos", na famosa marisqueira "Galaxy", mesmo em frente ao "El Corte Inglés". À mesa sentaram-se Hugo, Tendeiro, Caetano e o seu amigo e bandarilheiro João Diogo Fera. O último retoque nos pequenos pormenores que faltava acertar foram dados ontem à noite (foto de baixo) na Herdade das Esquilas, entre Tendeiro e Caetano.
Tudo começou no início da semana, na própria noite em que foi anunciado que João Pedro Bolota decidira pôr termo ao apoderamento de Moura Caetano. Momentos depois de a notícia "estar no ar", Rodrigo Tendeiro telefonou a Hugo Teixeira. Há já algum tempo que o jovem empresário, a terminar em Lisboa o curso de Direito, desejava iniciar a aventura de apoderar um toureiro. Tendeiro começou por se destacar como repórter fotográfico, até se tornar empresário e fundar a empresa "Gestoiro" com seu Pai, Paulo Tendeiro - que actualmente gera as praças de Portalegre, Moura, Alcácer do Sal e Chamusca, estando a um passo de fechar negócio com "Cachapim" para administrar também nos próximos dois anos a de Beja.
Ao telefone com Hugo, comentou a ruptura de Bolota e Caetano. O jornalista atirou: "Olha, aqui está um toureiro para apoderares!", ao que Tendeiro respondeu: "Podia ser, gostava muito". No minuto seguinte, Hugo Teixeira pôs-se em campo. Telefonou a Paulo Caetano, que se encontra em Espanha a acompanhar a filha Maria em provas hípicas de apuramento para os Jogos Olímpicos. Embora longe dos centros de decisão, Paulo Caetano aprovou a ideia e aconselhou Teixeira a falar com o toureiro. João Moura Caetano aceitou de bom grado essa hipótese. Pelo meio, havia outras propostas sobre a mesa. Marcou-se um encontro, que foi adiado por três vezes ao longo da semana. Ficou aprazado para sexta-feira. Inicialmente pensaram jantar em Elvas, "mas dava demasiado nas vistas", consideraram.
Hugo Teixeira encontrou-se em Monforte com Caetano e Fera e rumaram a Badajoz, onde já estava Rodrigo Tendeiro. O jantar iniciou-se com "outras conversas".
"Andaram para ali às voltas e não havia meio de irem directos ao assunto, até que tive que ser eu a dar o mote: então, meus amigos, vamos lá mas é a falar do que interessa!" - conta Hugo Teixeira. Moura Caetano trazia dados das últimas temporadas e Tendeiro também viera com alguma documentação. O negócio foi simples e não houve entraves de espécie alguma. Quando chegaram ao café, fotografaram-se a apertar as mãos. Estava feito o apoderamento. Dois pequenos e simples pormenores faltavam limar e foram definitivamente concretizados ontem em casa de Moura Caetano, em Monforte.

Fotos D.R./diariotaurino.blogspot.com e Gab. Imprensa Moura Caetano