Ginés Cartagena, de 17 anos, filho do saudoso toureiro do mesmo nome (fotos ao lado) que revolucionou a arte do rejoneio no início dos anos 90, morrendo de forma trágica, atropelado numa estrada da Extremadura por um camião em 1995, vai este ano estrear-se nas arenas.
O jovem Ginés, primo do actual rejoneador Andy Cartagena, fará a sua apresentação em França no mês de Julho e tem já agendadas dez corridas nesse país e em Espanha, sendo apoderado pelos antigos apoderados de seu pai, os empresários Luc Jalabert e Alain Lartigue, que também já dirigiram a carreira do português João Salgueiro.
Ginés Cartagena (pai) fez o seu debute em Madrid em 1987 numa corrida em que alternou com Curro Bedoya e os cavaleiros portugueses João e António Ribeiro Telles e os Forcados Amadores Lusitanos, frente a toiros da ganadaria portuguesa Infante da Câmara. No início dos anos 90, apresentou-se no Campo Pequeno numa corrida do "Correio da Manhã", contratado pelo saudoso Manuel Gonçalves, criando ao tempo uma autêntica "tempestade" pelos moldes revolucionários e nada ortodoxos como executava o toureio.
Fotos D.R.