Chama-se Milagros Sánchez, tem 24 anos e anuncia-se nos cartéis como "Milagros del Perú" a jovem novilheira peruana, nascida em Lima, que no próximo dia 10 de Março fará a sua estreia em Portugal no festival que se realiza na praça alentejana de Arronches.
A jovem toureira, sem antecedentes taurinos na família, além do facto de seu pai ser um aficionado prático, iniciou em Lima os estudos de Administração Hoteleira, que viria a prosseguir em Espanha, mas cedo sentiu que a sua vocação estava nas arenas. Frequentou primeiro a Escola Taurina de Acho e depois a de Segóvia, em Espanha, dirigida pelo antigo matador Sánchez Puerto.
Em Setembro do ano passado, "Milagros del Perú" foi notícia pela grave cornada que sofreu na noite da sua apresentação na Monumental de las Ventas, em Madrid, precisamente no espectáculo que encerrava o ciclo de novilhadas "Oito Nações", em cujo espectáculo de abertura estivera o português Manuel Dias Gomes.
"Milagros del Perú" foi à porta dos currais receber de joelhos em terra o terceiro novilho da noite, primeiro do seu lote, da ganadaria de Júlio de la Puerta, que lhe infrigiu logo ali grave cornada na região glútea esquerda, com uma trajectória interna de 20 centímetros, perfurando o recto num trajecto de 3 centímetros. A toureira - que não se chegou assim a estrear em Las Ventas - foi operada na enfermaria da praça, sob anestesia geral, ficando depois internada cerca de duas semanas na Clínica "La Fraternidad" da capital espanhola.
De regresso ao seu país natal, disse aos jornalistas que voltaria a colocar-se de joelhos à porta dos currais na Monumental de las Ventas. Dia 10 de Março, vamos por fim vê-la em Portugal.
Fotos D.R.