
Contrariamente ao que fora anunciado, não se realizará, por vontade da Família, nenhuma homenagem à memória de Diamantino Vizeu, o primeiro matador de toiros português e o fundador do Fundo de Assistência dos Toureiros, cujo 60º aniversário se assinala na corrida da próxima quinta-feira no Campo Pequeno.
Segundo Hugo Ferro, da Associação Nacional de Toureiros (ANDT), a homenagem póstuma a Diamantino Vizeu (na foto da esquerda, com o seu eterno rival, Manuel dos Santos) "realizar-se-à com uma grande romagem dos toureiros à sua campa, em data a anunciar".
Como também estava programado, no início da corrida de quinta-feira em Lisboa, será homenageado Augusto Gomes Júnior (na foto de cima), lenda viva da Tauromaquia nacional, que foi o primeiro novilheiro luso a apresentar-se em Espanha nos anos 40 e posteriormente se tornaria no nosso segundo matador de toiros.
O aliciante cartel da corrida desta quinta-feira em Lisboa conta com a presença de dois grandes Maestros do Toureiro, o cavaleiro Paulo Caetano (na foto da direita) e o matador Vitor Mendes; e dois jovens, o triunfador João Moura Caetano e o novilheiro Manuel Dias Gomes (neto de Augusto Gomes), que já esta temporada actuou na Monumental de Madrid e continua a constituir uma das maiores esperanças do nosso toureio a pé.
Um grupo de forcados pegará os dois toiros da ganadaria Passanha lidados a cavalo, enquanto que para a lide a pé vêm quatro de Oliveiras Irmãos.
Fotos Emílio e D.R.