sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campo Pequeno: Corrida TV em ritmo agradável



Miguel Alvarenga - A dois anos de cumprir meio século de existência (vamos na 48ª edição), a Corrida RTP, vulgo Corrida TV, regressou esta noite à praça do Campo Pequeno após 14 anos de andanças por outros redondéis.
Contrariamente ao que era usual e ao que se previa, o público não correspondeu como se impunha a um belíssimo cartel que conta com a presença dos veteranos Bastinhas e Salgueiro e do jovem João Ribeiro Telles.
Até ao momento, vão lidados quatro toiros. Joaquim Bastinhas esteve alegre e efusivo, como é seu timbre, empolgando a assistência, primeiro frente a um reservado - e com excelente trapio - de Infante da Câmara e agora diante de um toiro sério de Manuel Coimbra. O Maestro de Elvas não deixou os seus créditos por mãos alheias e como é hábito, triunfou.
João Salgueiro (foto de cima) lidou na primeira parte um toiro de Manuel Coimbra e, sem repetir a memorável actuação da semana anterior (esperemos que o faça agora no seu segundo), procurou marcar a diferença com o toureio frontal, resultando particularmente emocionantes os quatro curtos que cravou com imensa verdade, montando o craque "Zamorino". Pecou apenas e como ele mesmo reconheceu, por cravar "mais um ferro", quando o toiro já fora "a menos", colocando-o em sorte sesgada e sem a emoção dos anteriores. Deu aplaudida volta, pois deixou uma vez mais o perfume da sua genialidade.
A João Ribeiro Telles Jr. coube um toiro de Manuel Coimbra que "cresceu" de ferro a ferro e terminou em pleno. O cavaleiro da Torrinha (na foto da esquerda, postada pela Federação Prótoiro na rede "Facebook", recebendo o toiro à porta dos curros), não acusou os vinte dias em que esteve parado por motivo de doença. Pôs "a carne no assador" e cravou ferros emotivos em sortes "a quiebro", pecando apenas em algunas sortes por ter feito a "batida" demasiado cedo. Terminou com dois "violinos" de excelente nota.
Já está em praça João Salgueiro para lidar o quinto toiro da noite, o "Dominador", de Manuel Coimbra, depois de ter feito um bonito brinde a seu filho, o nº 1 dos cavaleiros praticantes nesta temporada, João Salgueiro da Costa.
No início da corrida, foram homenageadas as memórias de duas grandes Figuras da nossa Tauromquia: Manuel Gonçalves e Mário Freire.
Há troféus em disputa - e oxalá não dê "barraca" (como tantas vezes acontece), uma vez que o júri, composto pela Casa do Pessoal da RTP, é formado por personalidades não taurinas - ou seja, à partida, não entendidas ou, pelo menos, pouco avalizadas para decidir nesta matéria...

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Protoiro/Facebook