terça-feira, 4 de setembro de 2012

Marcelo Mendes é o herói do dia em toda a imprensa!




O cavaleiro tauromáquico Marcelo Mendes é hoje o herói do dia na capa dos jornais pela sua badalada "investida" no passado domingo na Praia da Torreira (Murtosa, Aveiro) contra uma manifestação de anti-taurinos que danificaram algumas viaturas e ofenderam os toureiros com impropérios.
Em declarações prestadas à Imprensa, Marcelo Mendes anunciou que vai apresentar uma queixa às autoridades por alegadamente ter sido alvo de "ofensas" e "apedrejado" por manifestantes.
"Estava a aquecer os cavalos e fui insultado, o que é já anormal. Entretanto, começou a corrida e, antes de tourear, fui novamente aquecer os cavalos e foi quando os insultos aumentaram e atiraram pedras ao cavalo", conta Marcelo Mendes.
O cavaleiro alega que, passados alguns minutos, um dos manifestantes o ofendeu, dirigindo-lhe palavrões e lhe disse que "deveria espetar ferros nas costas da mãe". Segundo Marcelo Mendes, o mesmo indivíduo, "que já vira anteriormente a riscar carros", ter-lhe-à dito que "deveria ficar paralítico", numa clara alusão ao jovem forcado Nuno Carvalho, dos Amadores do Aposento da Moita, vítima de grave colhida na quinta-feira passada no Campo Pequeno.
Marcelo Mendes, um dos cavaleiro da nova vaga, que no ano passado recebeu a alternativa de profissional na praça (cheia) de Vila Franca de Xira, argumenta que "não fez nenhuma investida contra a manifestação", limitando-se apenas a "tentar apanhar esse indivíduo, para que as autoridades o identificassem".
O caso vem hoje relatado ao pormenor nas edições do "Jornal de Notícias" (ao lado), do "Correio da Manhã" e do "Diário de Notícias" (em cima), com chamadas de primeira página.
Em declarações ao "DN", o dirigente da Federação Prótoiro, Diogo Costa Monteiro, diz que "a culpa destes incidentes é das autoridades" e que "quem licencia as manifestações junto às praças e às bilheteiras deveria ser chamado à responsabilidade", lembrando que "não se juntam claques do Benfica e do FC Porto com poucos metros de distância por algum motivo".
Costa Monteiro esclarece que a Prótoiro "condena, obviamente, a atitude do cavaleiro", mas insiste que "a culpa é das autoridades" e que estas "não deviam permitir manifestações a 20 ou 30 metros de uma praça de toiros".
O "Diário de Notícias" refere que "Marcelo Mendes está, desde domingo, a ser alvo de duras críticas na sua página da rede social Facebook, replecta de insultos e de ameaças", mas frisa que o toureiro "também tem contado com manifestações de apoio". E refere: "Na página farpasblogue.blogspot.com -dedicada aos amantes da tauromaquia - Marcelo Mendes é apelidado de herói" - e é mesmo!

Fotos Emílio de Jesus e "Notícias Ribeirinhas"