sábado, 8 de setembro de 2012

Monforte: afinal foi só fachada camarária?...

O presidente da Câmara de Monforte (à esquerda) descerrando
a placa de reinauguração da praça. Por que o fez, se a praça
ainda não estava em condições de ser totalmente ocupada?...
Bem visíveis nesta foto as filas interditadas e que acabaram por ser ocupadas
na corrida de reinauguração, em Agosto

Nesta foto de baixo, atrás do cavaleiro Miguel Moura (na corrida de reinauguração da praça de Monforte, no mês passado) é visível a parte da bancada de sombra (quatro filas) que estava interditada, por se considerar "demasiado íngreme e perigosa". A Câmara Municipal colocou mesmo uma vedação, por forma a que aquela área não fosse ocupada pelo público - igualmente bem visível nesta foto.
O que aconteceu na corrida inaugural foi que muitos aficionados ignoraram essa vedação e acabaram por ocupar as filas proibidas. Resultado: o director de corrida Agostinho Borges foi quem pagou as favas e tem agora um processo instaurado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC)...
Agora e para evitar que essas filas voltem a ser ocupadas, a IGAC decidiu ontem, pura e simplesmente, interditar todos os sectores de sombra na corrida que amanhã se vai realizar em Monforte e onde Moura Caetano lidará sózinho seis toiros.
Ainda ninguém perguntou isto: não teria valido a pena esperar que a praça estivesse toda em condições para só depois a reinaugurar? Esta reinauguração e todo este mediatismo levado a cabo pelo presidente da Câmara de Monforte não terá sido, afinal de contas, uma precipitação? Por que reinauguraram a praça, sabendo de antemão que parte dela não podia ser ocupada pelo público? E amanhã, como vai ser? Só pode ir público para os sectores de sol? No Alentejo, com este calor?

Fotos Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com