sábado, 1 de setembro de 2012

Notícia dramática: forcado Nuno Carvalho sem recuperação possível

Nuno de Carvalho numa foto do seu mural da rede "Facebook"
Forcado do Aposento da Moita desde 2005, era um dos mais destacados
elementos de um grupo onde todos são Figuras

Foto Duarte Chaparreiro/@Nuno de Carvalho-Mata/Facebook
Nuno Carvalho (ao meio), ladeado por Nuno Inácio e José Maria Bettencourt,
na praça de Abiúl, numa foto de Nuno Monteiro dada à estampa
na sua página do "Facebook"


Última Hora - É, infelizmente, a notícia que preferíamos não ter que dar. Nuno de Carvalho, conhecido por "Mata", o heróico forcado do Grupo do Aposento da Moita, vítima de grave colhida na Corrida TV de quinta-feira em Lisboa, não tem recuperação possível e ficará paralítico.
A notícia, já do conhecimento do círculo de amigos e da Família do malogrado forcado, acaba de ser confirmada ao "Farpas" pelo antigo cabo do grupo, João Simões, que foi um dos primeiros a chegar junto do corpo inanimado de Nuno Carvalho na arena do Campo Pequeno e desde logo se apercebeu "da gravidade da situação".
O forcado, de 26 anos (cumpridos no passado dia 17 de Julho), foi violentamente colhido quando tentava pegar o quinto toiro da Corrida TV, da ganadaria de Infante da Câmara Herdeiros, que tinha sido lidado pelo cavaleiro João Salgueiro. Ficou inanimado na arena e foi prontamente socorrido por João Simões e outros companheiros do grupo, bem como por dois bombeiros que saltaram a arena e o colocaram na maca enquanto forcados e bandarilheiros procuravam "segurar" o potente toiro noutro local da praça.
Nuno de Carvalho, de ascendência africana, mas nascido na Moita do Ribatejo, estreou-se nos Amadores do Aposento da Moita no ano de 2005 e pegou o seu primeiro toiro numa corrida realizada na Benedita. De então para cá, tornou-se, por mérito próprio, num dos mais destacados elementos de um valoroso grupo de forcados onde todos são Figuras. A 17 de Maio, na mesma arena do Campo Pequeno, executou ume pega histórica, certamente a mais séria candidata ao "Galardão" com que todos os anos são premiados os melhores da temporada lisboeta. Quinze dias antes da corrida de Lisboa, sofrera em Alcochete, na corrida do mano-a-mano Rouxinol-Salgueiro (16 de Agosto), um corte na face, provocado por uma bandarilha, que foi suturado com vários pontos. Anteontem, de novo na arena lisboeta, o valente Nuno vinha moralizado para repetir o êxito ali alcançado em Maio. Mas quis Deus que a sua sorte, infelizmente, fosse outra desta vez.
Nuno de Carvalho, na foto ao lado, da autoria de Vitor Besugo e publicada no blog forcadoamador.blogspot.com, que reproduzimos com a devida vénia, foi um forcado dos que fazem história. Nesta foto, vêmo-lo "todo maltratado" na arena de Évora, depois de uma pega duríssima.
Foi operado ontem, pelas duas da tarde, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Os médicos tudo fizeram para o recuperar, mas as lesões vertebrais são "irreversíveis". Esta tarde, na sua página da rede "Facebook", o Grupo do Aposento da Moita informou que o Nuno acabara de ser operado e que "estamos todos a torcer por ele e a rezar para que tudo corra do melhor". Infelizmente, não correu.
O forcado está consciente, segundo nos disse João Simões. A hora é de tristeza e drama para a forcadagem em geral.

Fotos D.R.