segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ontem em Guadalajara (México): grave colhida de Silveti

A impressionante colhida de David Silveti e um momento
da sua actuação no segundo toiro
Morante cortou uma orelha ao seu segundo toiro - a única da tarde


O matador mexicano David Silveti sofreu ontem uma aparatosa colhida em Guadalajara, quando lidava o sétimo toiro que "regalou" ao público, na tarde em que actuava mano-a-mano com Morante de la Puebla.
"A colhida foi tremenda", refere o assessor de imprensa de Silveti. O toureiro caíu sobre o pescoço, temendo-se desde logo que pudesse ter sofrido uma grave lesão cervical - o que, felizmente, não se confirmou.
Assistido na enfermaria, David Silveti foi, depois de imobilizado, transportado ao hospital, onde realizou diversos exames que afastaram a hipótese de qualquer lesão na coluna. O toureiro foi a seguir operado, visto ter também uma cornada no músculo gémeo, que se confirmou ter três trajectórias, de 15, 10 e 8 centímetros. A intervenção cirúrgica durou duas horas e o matador mexicano encontra-se estável e livre de perigo.
O público preencheu ontem três quartos da praça Novo Progresso, de Guadalajara, para assistir ao mano-a-mano de Morante e Silveti, que enfrentaram toiros de diversas ganadarias. O diestro espanhol escutou palmas no primeiro toiro, cortou uma orelha ao segundo (foto ao lado) e foi silenciado no terceiro: Silveti foi silenciado no primeiro, escutou palmas nos outros dois e acabou por ser colhido no "sobrero" cuja lide ofereceu ao público.

Fotos D.R./@Gabinete de Imprensa de Diego Silveti