terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Varela Crujo lembrado em Beja no passado domingo



Realizou-se anteontem, domingo, em Beja, promovido pelo Círculo Taurino do Alentejo, uma homenagem à memória do cavaleiro local José Francisco Varela Crujo, que faleceu no dia de Natal, há 25 anos.
Marcaram presença numa romagem ao cemitério de Beja para evocar esta figura da tauromaquia bejense, para além da família, e do Círculo Taurino do Alentejo, os cavaleiros Tito Semedo e Luís da Cruz, membros dos grupos de forcados de Évora, Cascais e Beja, a antiga glória da forcadagem João Caixinha, o ganadeiro Isaías Vaz, o empresário José Luís Zambujeira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Beja, representantes dos Bombeiros Voluntários de Beja, Serpa e Barrancos, o antigo apoderado do homenageado, Luís Toucinho, entre outros amigos e aficionados.
Seguiu-se uma missa na Igreja do Carmo, em memória de José Varela Crujo e de seu pai que faleceu há quatro anos atrás.
Como hoje aqui recordamos através das palavras de Henrique de Carvalho Dias, autor das únicas fotos que registam a colhida fatal de Varela Crujo no Campo Pequeno em 1983, o saudoso toureiro nasceu a 23 de Outubro de 1956 e  tomou alternativa na praça de toiros de Lisboa em 10 de Abril de 1977 (Domingo de Páscoa), apadrinhado por Mestre David Ribeiro Telles.
A 11 de Agosto de 1983 sofreu na mesma arena a grave colhida que o vitimou, quando lidava um toiro da ganadaria de Pontes Dias. Após um longo período em estado de coma, provocado por graves lesões cerebrais viria a falecer a 25 de Dezembro de 1987.

Fotos Vitor Besugo