segunda-feira, 13 de maio de 2013

A 3 dias da alternativa: as confissões de João Maria Branco

A nova estrela das arenas recebe a alternativa na próxima quinta-feira no C. Pequeno
Em Dezembro do ano passado, premiado no "Alfoz" com o Troféu "Farpas".
Na foto, com Miguel Alvarenga, Rui Salvador (que lhe entregou o prémio)
e Hugo Teixeira
Foi nas últimas temporadas o cavaleiro praticante
mais premiado em arenas nacionais
João Maria treinando recentemente na herdade de Joaquim Bastinhas;
e, na foto de baixo, com o seu padrinho de alternativa



Começou a sério há cinco anos, depois de com apenas doze ter decidido que queria abraçar a carreira de cavaleiro tauromáquico. Destacou-se nas últimas temporadas como o mais brilhante dos jovens praticantes nacionais e na próxima quinta-feira recebe por fim a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza. A aficion tem os olhos postos no jovem João Maria Branco. Aos 20 anos de idade, a nova estrela do toureio a cavalo confessa-se ao "Farpas".

Entrevista de Miguel Alvarenga

- João Maria, como começou esta aventura?
- Esta aventura, o meu sonho de ser toureiro, começou quando tinha doze anos, há oito, portanto. A sério e a preparar-me e a montar com o objectivo de abraçar mesmo esta profissão, foi há cinco anos que tudo começou.
- E depois de uma campanha triunfal como cavaleiro praticante, chega à alternativa na próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, a mesma praça onde toureou a sua última corrida, em Outubro do ano passado. Exceptuando o festival de Vila Viçosa, não toureou mais nenhuma corrida e isso deixa boqueabertos muitos aficionados. Vai para a alternativa sem ter toureado mais nenhuma corrida... sente-te preparado?
- Pois, na verdade venho do Campo Pequeno para o Campo Pequeno, sete meses depois e sem ter toureado nenhuma corrida pelo meio. Toureei em Outubro na primeira praça do país e regresso em Maio, sem nenhuma corrida toureada pelo meio, à excepção do festival em Vila Viçosa. Foi uma estratégia que reconheço ter algum risco, mas preparei-me durante todo o Inverno e nas últimas semanas não tenho feito outra coisa. Estou preparado da melhor maneira e a minha quadra também para que tudo aconteça na próxima quinta-feira da forma como foi programado...
- Este é o cartel sonhado para a alternativa?
- É o cartel sonhado, sim. Chegar à alternativa na primeira praça de toiros de Portugal, para mais a Catedral do Toureio a Cavalo no Mundo, ladeado por duas grandes Figuras do Toureio, é o sonho desejado por qualquer jovem que chega ao mundo dos toiros. Receber a alternativa das mãos do Maestro Joaquim Bastinhas, um grande toureiro e o cavaleiro mais popular dos últimos trinta anos, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza, um "figurão" do rejoneio mundial, é um sonho que se tornou realidade. Não posso estar mais feliz com o cartel da minha alternativa!
- E não o assusta o facto de em data tão importante ir alternar com esses dois "monstros" do toureio mundial?
- Pelo contrário, é, como disse, um sonho de vida, o sonho de uma carreira. Actuar ao lado de duas Figuras tão importantes dá-me maior ambição e uma muito maior resonsabilidade e vontade de ir para a frente e de triunfar. Não é todos os dias que se toureia ao lado de dois nomes de referência como os Maestros Bastinhas e Pablo Hermoso e com toiros de uma ganadaria tão prestigiada como a de Passanha, uma das eleitas pelas primeiras figuras. Só tenho que agradecer esta oportunidade que me foi dada e agarrá-la com as duas mãos e toda a força que me for possível! É uma data especial, um cartel especial, uma praça especial. Na quinta-feira é tudo especial para mim no Campo Pequeno!
- A quem vai brindar o toiro da alternativa?
- Preferia que soubessem na própria quinta-feira, quando chegar esse momento... Não leve a mal...
- Compreendo, João Maria. Vamos deixar então o factor surpresa para quinta-feira. Outra curiosidade: de que côr é a casaca?
- Vamos também deixar isso como surpresa...

"Espero alcançar os meus objectivos
e que este dia fique marcado na história 
do Campo Pequeno e na minha!"

- Depois da alternativa, a estreia como cavaleiro profissional será em Portalegre a 1 de Junho. Pena de que não seja em Estremoz?
- Tenho pena de que não seja na minha cidade, Estremoz, mas a praça ainda não reabriu. Assim, será ali ao lado, em Portalegre, numa corrida importante, com toiros de Guardiola e ao lado de Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas, também um excelente cartel. Toureei em Portalegre pela primeira vez há dois anos e as coisas correram-me bem. A praça esteve fechada na temporada passada, é uma honra muito grande para mim participar na corrida de reabertura e ainda para mais fazer ali a minha apresentação como cavaleiro profissional depois da alternativa.
- Depois dessa corrida, já está delineada a temporada?
- Toureio no Montijo na corrida de São Pedro e há muitas mais datas já certas, que a seu tempo serão anunciadas. Tenho uma temporada bem delineada, não com muitas corridas, mas com boas corridas. Foi uma aposta do meu apoderado na qualidade e não propriamente na quantidade.
- O apoderamento por Rui Bento, gestor da praça do Campo Pequeno, é também um incentivo e uma mais valia para esta primeira temporada como profissional. Concorda?
- Claro que concordo. O facto de ter como apoderado o Maestro Rui Bento, que foi toureiro e hoje é apoderado, reunindo essa simbiose importantíssima, é na verdade uma mais valia para mim e penso que será também importante para ele. Espero que no final da temporada estejamos ambos satisfeitos e que esta união tenha valido a pena para as duas partes.
- A poucos dias da alternativa, que mensagem quer deixar para os aficionados?
- É importante dizer aos aficionados que se trata do dia mais importante da minha vida e da minha carreira. Espero que seja uma noite marcante para a história, para a minha história, para a história do toureio e para a história do Campo Pequeno. Espero estar à altura das expectativas de todos aqueles que, desde o início, acreditaram e apostaram em mim e espero, acima de tudo, conseguir abrir na quinta-feira a porta que me pode levar a concretizar o sonho de ser um dia Figura do Toureio. Espero alcançar os meus objectivos e que este dia fique na minha memória e na memória de todos para sempre!



Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com