sábado, 1 de junho de 2013

Grande corrida de toiros de Paulo Caetano ontem na Barquinha

Grande triunfo ganadeiro de Paulo Caetano ontem na Barquinha. Justa e merecida
chamada à praça do Maestro no final da sexta lide, por Marcos Bastinhas
Menos regular no primeiro toiro, Tito Semedo teve ontem actuação exemplar
no quarto da noite, arrepiando com emotivas sortes frontais
Público nem se apercebeu da lesão lombar que atormentava ontem Moura Caetano
e que quase o impediu de actuar. O cavaleiro de Monforte continua imparável!
Em grande momento: a inspirada e artística actuação de Marcos Bastinhas no seu
segundo toiro, depois de já ter triunfador forte no anterior
Praticante Tiago Lucas surpreendeu ontem na Barquinha. Tem pernas para andar
este jovem cavaleiro da Chamusca!



Miguel Alvarenga - Mesmo não se tratando de uma corrida em data tradicional, a nocturna de sexta-feira (ontem) em Vila Nova da Barquinha atraíu às bancadas da castiça praça ribatejana um bom número de aficionados (cerca de dois terços da lotação bem preenchidos) e muita gente "do toiro". Uma organização louvável de João Pedro Bolota (empresa "Aplaudir").
Bem dirigida, com ritmo e aficion, por Ricardo Pereira, a corrida decorreu sem intervalo (louvável!) e, por isso, sem tempos mortos. Para o sucesso da noite contribuiram decisivamente os belíssimos toiros da ganadaria de Paulo Caetano, que justificaram em pleno a chamada à praça do Maestro no final da sexta lide. De apresentação e trapio q.b., sem excessos, os exemplares da ganadaria alentejana tiveram comportamento excelente, investiram "com alegria" e raça e proporcionaram um notável labor aos toureiros bem como aos dois grupos de forcados. Sem serem propriamente fáceis, não complicaram. Toiros a fazer recordar os tempos áureos do Campo Pequeno e de tantas outras praças, nos anos 60 e 70, quando ainda não era moda os "toirões" com peso assustador... Assim dá gosto ver uma corrida investir e proporcionar o êxito aos toureiros!
Tito Semedo, algo desajustado na primeira lide, sobretudo nos "quiebros", que nem sempre resultaram, subiu o tom no quarto toiro da noite e "emendou a mão" com uma actuação a que imprimiu verdade e emoção, destacando-se em bons ferros frontais que arrepiaram o público. Uma lide digna do estatuto que Tito conquistou no meio taurino em 20 anos de esforço e entrega, a lutar por um lugar ao sol e nem sempre, infelizmente, correspondido pelas grandes empresas. 
A contas com uma arreliadora lesão lombar, João Moura Caetano toureou "anestesiado" e o público nem se apercebeu da deficiência física que o atormentava. Garra e pundonor em dois lides notáveis com os melhores cavalos-craques da sua fantástica quadra - "Zidane", "Temperamento", "Verdi" e "Xispa"- a atestar, uma vez mais, o grande momento que atravessa e a prometer uma temporada de êxitos, mais uma, em vésperas de se apresentar nas duas principais arenas do mundo (amanhã em Madrid e quinta-feira em Lisboa). A primeira actuação foi um verdadeiro compêndio de arte e emoção com pinceladas de arte desmedida.
Em grande nível andou também Marcos Bastinhas, entusiasmando o público com o seu toureio arrebatador. Aqui está uma grande parelha para competir nesta temporada de 2013. Tais pais, tais filhos. Caetano e Bastinhas de novo em grande nas arenas numa "reedição" que promete enorme sucesso. Extraordinário nos dois toiros, Marcos imprimiu altíssimo nível em todos os recortes e em todos os lances. Este vai ser um ano de absoluta consagração para o jovem cavaleiro de Elvas.
Tiago Lucas (foto ao lado), jovem praticante da Chamusca, lidou um toiro a fechar a corrida e denotou conhecimentos, exibindo duas boas montadas. Evidenciou progressos e esteve à altura desta competição com os consagrados. Tem raça e imenso querer. O que já são atributos suficientes para deixar antever um futuro prometedor.
Boa prestação de todos os bandarilheiros actuantes, sendo de justiça destacar ontem a arte de João Diogo Fera, que cumpria o seu aniversário natalício e por isso mesmo recebeu honroso brinde de Moura Caetano.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com