quinta-feira, 18 de julho de 2013

Amanhã: Évora presta tributo à memória do Engº Joaquim Grave




A Arena d'Évora recebe esta sexta-feira (já amanhã) uma grandiosa corrida de toiros, onde se prestará uma merecida e singela homenagem à memória do Eng. Joaquim Murteira Grave (foto).
Serão lidados seis imponentes touros da sua ganadaria, Murteira Grave, pelos cavaleiros, João Ribeiro Telles Jr., Francisco Palha e João Salgueiro da Costa.
As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Santarém e Évora.
Homenagear o Eng.º Joaquim Murteira Grave é para a empresa "Campo e Praça" um compromisso que se impõe desde o momento em que decidiu abraçar os destinos da administração da temporada de 2013. Tal preito mostra-se obrigatório para uma cidade e uma praça que amou, serviu e honrou toda a sua vida.
Joaquim Murteira Grave nasceu em Évora no dia 19 de Novembro de 1921 e nessa mesma cidade nos deixou no passado dia 18 de Outubro de 2012, com 90 anos de idade.
Para além do extraordinário Marido, Pai, Avô e Amigo que soube sempre ser, destacou-se pelo Técnico, Agricultor e Ganadeiro ímpar que foi, sendo, nesta última faceta, considerado consensualmente o maior ganadeiro português do século XX. Fundou com seu pai em 1944 a Ganadaria Murteira Grave, a qual, nos seus quase 70 anos de existência, se apresentou em todos os ruedos importantes de França, Espanha e Portugal, sendo premiada com os mais importantes galardões atribuídos pela corrida ou toiro mais bravo em inúmeras das feiras ou épocas neles organizados desde 1971 até hoje, de que destacaríamos, entre várias dezenas deles, em Montijo, Moita, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa, Albacete, Málaga, Córdoba, Alcalá de Henares, Oviedo, Jaén, Santander, Tafalla, Cáceres, Béziers, Mont-de-Marsan, Vic-Fézensac, Bilbao, Sanfermines de Pamplona, Barcelona, Madrid (toiro mais bravo em 1984 e corrida mais brava em 1988).
Na praça de toiros de Évora conquistaram os toiros da sua ganadaria ao longo desses anos naquele que é ao nível nacional o mais prestigiado Concurso de Ganadarias, 12 troféus de bravura!
Procurando que o tributo e a homenagem a prestar-lhe se revista da dignidade que Joaquim Murteira Grave e sua Família nos merecem, assegurou a empresa um curro da prestigiada ganadaria que fundou e cujos destinos hoje vêm sendo assegurados pelo Dr. Joaquim Vasconcelos e Sá Grave, mantendo o rigor e a qualidade dos produtos do legado de seu pai.
Mais que cumprir um desejo, quis-se adivinhar intenções e, por isso, convidou a empresa para actuarem nesta corrida os grupos de forcados Amadores de Santarém (onde pegaram e pegam o homenageado, todos os seus filhos Manuel, Joaquim, Carlos e João e netos) e de Évora (da sua terra e celebrando neste ano as suas bodas de ouro).
Para garantir o êxito de um espectáculo que se quer grande, actuam nesse cartel três das maiores figuras do panorama equestre nacional: João Telles Jr., Francisco Palha e João Salgueiro da Costa.
Todos a Évora amanhã - o Engº Joquim Grave merece!

Foto M. Alvarenga/Arquivo