quarta-feira, 3 de julho de 2013

Colete Encarnado: 81 anos de festa e aficion em Vila Franca de Xira




Dias 5, 6 e 7 de julho (próxima sexta-feira, sábado e domingo) a festa mais típica do Ribatejo e um dos cartões de visita de Portugal está de volta a Vila Franca de Xira: é a 81ª edição do Colete Encarnado. Na sua origem está o objectivo de homenagear o campino,  personagem única no mundo, que guarda o gado bravo na Lezíria ribatejana.
A cidade, a 30 quilómetros a norte de Lisboa, transforma-se num ponto de encontro de uma multidão de turistas e imigrantes. Vêm à procura das largadas de toiros nas ruas da cidade, da garraiada e da corrida de touros na centenária praça de toiros "Palha Blanco" (domingo, dia 7 - cartaz ao lado), dos concertos musicais e da dança  (fado, folclore, sevilhanas, etc.), do convívio nas tertúlias ou da noite da "sardinha assada" (sábado), que se estende até ao raiar do dia.
A homenagem solene ao campino, às 16h00 de sábado, é um dos pontos fortes do programa, a que este ano se junta a homenagem ao fundador da festa, o lavrador José Van-Zeller Pereira Palha.
Depois da homenagem, segue-se o desfile de cavalos, atrelagens e mais de 30 tertúlias pelas ruas da cidade no meio da multidão - outro dos pontos altos da festa.
As emoções vividas ao longo de três dias são brindadas com fogo-de-artifício, à meia-noite de domingo, à beira-rio, no Jardim Municipal.

Foto D.R.