segunda-feira, 1 de julho de 2013

Com novo cabo: Forcados de Montemor voltam às pegas em Moura e S. Cristóvão

António Vacas de Carvalho (à direita), novo cabo dos Forcados de Montemor,
com seu irmão, o cavaleiro tauromáquico Manuel Vacas de Carvalho (à esquerda)
e seu Pai, Paulo Vacas de Carvalho, ex-cabo do grupo
António Vacas de Carvalho (à esquerda) com Francisco Maria Borges, o forcado
também esfaqueado (e já livre de perigo) na rixa em que perdeu a vida o cabo
José Maria Cortes


O Grupo de Forcados Amadores de Montemor regressa à actividade na corrida do próximo dia 13 em Moura e pegam em solitário seis toiros de Palha no dia 20 em São Cristóvão (Montemor-o-Novo), depois dos dias trágicos vividos com a morte do seu cabo José Maria Cortes, ontem cremado em Lisboa depois de na madrugada do passado dia 23 de Junho ter sido esfaqueado no coração durante uma rixa em Alcácer do Sal - um hediondo crime que deixou em estado de choque todo o meio taurino. Ontem à tarde, na Igreja de São João de Deus, mais de duas mil pessoas uniram-se para prestar a última grande homenagem ao valente forcado.
Na corrida de dia 13 de Julho em Moura estrear-se-à como cabo António Vacas de Carvalho, filho do também antigo cabo do grupo Paulo Vacas de Carvalho e irmão do cavaleiro tauromáquico praticante Manuel Vacas de Carvalho.
António foi eleito pelo grupo sucessor de José Maria Cortes, há já alguns meses - e a passagem de testemunho deveria ocorrer no próximo dia 1 de Setembro na tradicional corrida da Feira de Montemor-o-Novo. Infelizmente e dado o desaparecimento de Cortes, o novo cabo entrará em funções já na próxima corrida, em Moura, onde o grupo competirá com os Amadores de Moura frente a toiros da Herdade de Pégoras. Actuam os cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol e João Salgueiro da Costa. Uma semana depois, a 20, em São Cristóvão (cartaz ao lado), o grupo pegará sózinho os seis toiros da centenária ganadaria Palha. O cartel é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista e Filipe Gonçalves.