segunda-feira, 1 de julho de 2013

5ª feira no C. Pequeno: homenagem ao Maestro Moura por 35 anos da sua revolução




De há muito que o cavaleiro João Moura tem o seu nome gravado a letras de ouro na história da tauromaquia mundial. Ao longo de 35 anos de profissionalismo, que este ano comemora, efeméride que a empresa do Campo Pequeno saúda "com especial satisfação", consolidou uma profunda revolução no toureio a cavalo, criando uma tauromaquia própria, que atravessou fronteiras. Na corrida da próxima quinta-feira (4 de Julho, com início às 21h30), os aficionados terão oportunidade de mostrar a João Moura (na foto ao lado, em 1976, com o célebre cavalo "Ferrolho", na Monumental de Madrid, onde tudo começou) toda a gratidão pelo seu legado para a história do toureio a cavalo.
Alternam com João Moura dois jovens cavaleiros de duas importantes dinastias do toureio de Portugal e Espanha: Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Manzanares.
Manuel Ribeiro Telles representa a linha clássica do toureio a cavalo, que tão bem absorveu de seu avô, Mestre David Ribeiro Telles, seu padrinho de Alternativa e também padrinho de alternativa de João Moura. Por seu turno, Manuel Manzanares representa a entrada no "rejoneo" de uma dinastia que até agora deu dois matadores de toiros, ambos com o mesmo nome artístico: José Maria Manzanares. Manzanares pai passou à história como uma das maiores figuras mundiais do toureio do século XX e Manzanares filho é, após 10 anos de alternativa, uma das maiores figuras do toureio na actualidade. Cabe agora a Manuel Manzanares, que nesta corrida confirma sua alternativa, prolongar nas arenas todo o esplendor do apelido toureiro da família.
As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores de Portalegre e Aposento da Moita, dois grupos de grandes pergaminhos na arte de pegar toiros. O grupo do Aposento a Moita apresenta-se em Lisboa com o novo cabo: José Pedro Pires da Costa, também ele um forcado de dinastia.
Serão lidados seis preciosos toiros da ganadaria Brito Paes, que se estreou em Beja a 10 de Agosto de 1962. O encaste actual desta ganadaria é Soler-Pinto Barreiros e Cabral Ascenção e a sua procedência Filipe Malta.
Abrilhanta a corrida a Banda Filarmónica da Sociedade do Progresso e Labor Samouquense, dirigida pelo Maestro Jorge Taneco.

Fotos M. Alvarenga e Enrique/Arquivo