sexta-feira, 19 de julho de 2013

Concurso de Pegas ontem em Lisboa: Montoya vence e Nuno Marques convence!

Esta foi a grande pega da noite e a melhor até ao momento no Campo Pequeno.
Tecnicamente perfeita em todos os aspectos, foi executada pelo grande forcado
Nuno Marques, cabo dos Amadores da Chamusca. Em boa verdade e apesar
da errada decisão do júri, o grande triunfador da noite ontem em Lisboa!
Os três grupos em praça no momento em que se anunciou o vencedor do Concurso
de Pegas: houve palmas e protestos, para variar, dividiram-se as opiniões...
Noite brilhante para os forcados alentejanos: grupo de São Manços executou
as suas duas pegas à primeira tentativa
Aposento da Chamusca: o cabo Pedro Coelho dos Reis viu-se e desejou-se
para concretizar a pega, dobrando João Rui Salgueiro, que se lesionou na primeira
tentativa. Coelho dos Reis passou um mau bocado e acabou por pegar à quarta,
com o grupo "em cima" e a sesgo
A pega de Francisco Montoya, com reunião menos correcta, mas que teve algum
aparato e acabou por vencer o prémio - sem, contudo, convencer...



Miguel Alvarenga - Nem sempre o que parece, é. E no mundo da tauromaquia, quando há prémios em disputa, raramente existe consenso. Foi o que aconteceu ontem à noite no Campo Pequeno, quando e apesar das más condições sonoras, se percebeu que o vencedor do Concurso de Pegas fora Francisco Montoya, do Aposento da Chamusca (na foto ao lado, recebendo o troféu das mãos do empresário Dr. Henrique Borges), autor da última e rija pega da noite a um toiro de António Charrua que, como os restantes, não facilitou a vida, antes pelo contrário, aos valentes rapazes das jaquetas de ramagens. Houve aplausos para o vencedor, vindos da larga falange de apoiantes do grupo liderado por Pedro Coelho dos Reis (verdade seja dita, havia muitos fãs do Aposento nas bancadas) e houve também sonoros protestos do público em geral - a melhor pega, talvez mesmo uma das melhores dos últimos tempos e, sem dúvida, até agora, a grande pega da temporada em Lisboa, fora a pega anterior, ao quinto toiro da corrida, feita por esse enorme forcadão que é Nuno Marques, cabo dos Amadores da Chamusca. Sem dúvidas nenhumas, o vencedor foi ele. Por outras palavras: Montoya venceu, mas quem convenceu foi Nuno Marques.
A pega de Francisco Montoya (irmão do antigo novilheiro, hoje peão de brega, Gonçalo Montoya) foi, sobretudo, uma pega rija e dura, protagonizada por um jovem que se tem revelado nos últimos anos e que, apesar do aspecto franzino e frágil, tem uns braços de ferro e uma coragem de leão.
O toiro arrancou-se com a velocidade de um comboio sem que o forcado tivesse mandado, esperado ou mesmo citado. Arrancou-se e Montoya aguentou-se. Fechou-se mal na cara do toiro, ficou com "uma perna de fora", foi recolocado pelos ajudas, que actuaram oportunamente e a pega foi consumada. Daí a merecer o prémio...
A pega de Nuno Marques, pelo contrário, foi outra loiça. O cabo dos Amadores da Chamusca esteve toureiro e sereno no cite, fez-se na praça um silêncio de arrepiar, até que o toiro arrancou e Nuno voltou a estar toureiro - enorme! - templando a investida, recuando como mandam as leis, fechando-se com braços de ferro e aguentando barbaridades. O grupo esteve pronto e coeso a ajudar, já bem perto das tábuas e o público levantou-se em euforia. Ninguém mais pensou que houvesse pega igual - foi o que se pode chamar uma obra de arte!- e que o prémio deste concurso "saísse", como acabou por "sair", das mãos do valente Nuno Marques. Mas depois...
A decisão do público - que não foi a do júri, composto, dizem, porque mal se ouviu o que disse Paulo Pereira ao microfone, por membros do Real Clube Tauromáquico (?) - estava tomada e Nuno Marques foi calorosamente aplaudido na volta à praça que deu com o cavaleiro Filipe Gonçalves. O respeitável queria-o só na arena, mas Nuno, com uma humildade que só o engrandece, voltou a chamar o cavaleiro para com ele repartir no meio da arena a estrondosa ovação que era, apenas e só, para si. A seguir, recusou a segunda volta que lhe pediam - e que ele merecia.
De resto e àparte esta divisão de opiniões que marcou o momento do anúncio do vencedor, o Concurso de Pegas realizado ontem no Campo Pequeno foi, acima de tudo, um momento alto de enaltecimento ao Forcado Amador, por obra e graça dos três grupos concorrentes, que estiveram valentes e mesmo heróicos frente a toiros duros e difíceis da triunfadora ganadaria de Charrua.
As duas pegas (primeira e quarta da noite) dos Amadores de São Manços foram perfeitas. Brilhante, mesmo, a de António Reis, a abrir praça. Rija e tecnicamente correcta a de Pedro Fonseca, ambas ao primeiro intento, o que diz bem da triunfal passagem do grupo alentejano pela arena de Lisboa.
Pelos Amadores da Chamusca, pegou em primeiro lugar Luis Isidro, que concretizou a sorte à segunda tentativa com o grupo a ajudar bem.
O Aposento da Chamusca não teve tarefa fácil na sua primeira pega, ao terceiro toiro da noite. Há, não duvido, toiros "impegáveis" e este era um deles - apesar de o grupo e o forcado da cara, o cabo Pedro Coelho dos Reis, nem sempre terem estado bem. João Rui Salgueiro foi o forcado inicial, mas recolheu à enfermaria depois de ficar inanimado na arena. Foi dobrado pelo cabo, que foi literalmente "cuspido" da cara do toiro em três ocasiões, algumas com enorme aparato, acabando por pegar à quarta tentativa, a sesgo e nos moldes menos apreciados de "todos ao molho e fé em Deus". Aplauda-se, contudo, por que foi inteiramente merecedor de todo e qualquer elogio, a coragem, o estoicismo e a vontade de dar o exemplo e salvar a honra do seu convento, atributos defendidos com unhas e dentes por Pedro Coelho dos Reis, um grande forcado. Obviamente que recusou a volta à arena - mas antes isso, do que o toiro "ir vivo" aos currais, como por pouco esteve para suceder.
Em suma, frente a grandes e bons toiros, houve ontem forcados enormes na arena do Campo Pequeno! Olé a todos!

Não perca, já a seguir, todos os pormenores da corrida de ontem em Lisboa - uma reportagem de Miguel Alvarenga e Fernando Clemente.

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com