segunda-feira, 22 de julho de 2013

Corrida TV/Norte: alta competição esta 6ª feira na Póvoa de Varzim



Quase se poderia dizer que são três as gerações de cavaleiros tauromáquicos que actuarão na XVII Corrida TV Norte, a realizar na próxima sexta-feira, 26 de Julho, às 22 horas, na praça de toiros da Póvoa de Varzim.
De um lado estarão os consagrados Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol, dois nomes com um largo historial (30 e 26 anos de alternativa, respectivamente) como cavaleiros tauromáquicos, dois dos maiores casos de popularidade entre os espectadores portugueses... dois estilos diferentes, mas a mesma vontade e o mesmo querer e ânsia de superação em cada corrida.
De outro lado, Sónia Matias, um verdadeiro ícone dos aficionados nortenhos, uma jovem que rompeu os tabus que pareciam limitar ao sexo masculino a exclusividade da prática do toureio e que triunfou recentemente em Lisboa, juntamente com outros dois cavaleiros que integram este cartel: Brito Paes, um nome com tradição no mundo do toureio equestre e no mundo da ganadaria brava e Duarte Pinto, um jovem que cultiva um estilo próprio e que caminha serenamente para os terrenos da afirmação artística.
Encerra o naipe de cavaleiros o jovem e promissor João Maria Branco que esta temporada ascendeu ao profissionalismo de uma forma muito positiva, conforme o provou na noite da sua alternativa, integrado num cartel de verdadeiro luxo (padrinho Joaquim Bastinhas e testemunha Pablo Hermoso de Mendoza).
Os seis cavaleiros disputam entre si o troféu "Casa de Pessoal da RTP" para a melhor lide.
Também no capítulo das pegas haverá despique directo. Estarão em praça os grupos de forcados amadores de Vila Franca e do Ribatejo, capitaneados respectivamente por Ricardo Castelo e João Machacaz para disputarem o troféu "João Moreira de Almeida" para a melhor pega de caras.
Serão lidados seis imponentes toiros da ganadaria Passanha, uma ganadaria de encaste Murube-Urquijo e procedência Condessa de Las Atalayas, que se estreou em Madrid a 3 de Setembro de 1972.