segunda-feira, 1 de julho de 2013

Corridas do fim-de-semana cheias e marcadas por homenagens a José M. Cortes

Brinde aos céus de João Moura Caetano na corrida de sábado em Torres Vedras,
homenageando a memória de José Maria Cortes, cujo corpo, à mesma hora,
estava a ser velado em Lisboa na Igreja de São João de Deus
Jaqueta dos Amadores de Montemor em Évora, junto à direcção da corrida,
em homenagem à memória de José Maria Cortes


A Festa tem que continuar! E continuou este fim-de-semana com corridas de praça cheia na noite de sábado em Évora e Torres Vedras, depois de na sexta-feira também se terem efectuado outras corridas no Montijo e em Pêro Pinheiro, Sintra (estas com meia casa).
Todos os espectáculos foram marcados por emotivos momentos de homenagem à memória de José Maria Cortes (foto da direita), cujo corpo, à mesma hora, era velado na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, onde ontem se realizou uma missa de corpo presente assistida por mais de duas mil pessoas, seguindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério do Alto de São João, onde o corpo foi cremado.
Na corrida realizada em Évora, o cabo dos forcados locais (que assinalavam o seu 50º aniversário), António Alfacinha (foto da esquerda) fez as cortesias com uma jaqueta do Grupo de Montemor, que depois ficou colocada durante o espectáculo junto à direcção da corrida, presidida pelo antigo forcado de Montemor, Agostinho Borges, cujo sobrinho Francisco, igualmente membro do grupo, foi também esfaqueado durante a rixa em que morreu o cabo, encontrando-se já livre de perigo. Houve brindes aos céus evocando a memória do malogrado forcado, morto à facada durante uma rixa há oito dias em Alcácer do Sal.
Também na corrida efectuada em praça portátil em Torres Vedras, o cabo dos Amadores do Aposento da Moita, José Pedro Pires da Costa, levou aos ombros, nas cortesias, uma jaqueta dos Amadores de Montemor e tanto forcados, como cavaleiros, brindaram à memória de Cortes. Em todas as corridas, foram guardados minutos de silêncio em sua memória.
Ontem e tal como oportunamente anunciámos, dia da derradeira homenagem em Lisboa a José Maria Cortes, não se realizou no Montijo a anunciada Festa do Forcado, que ficou adiada para 28 de Setembro.

Não perca hoje, aqui no "Farpas", imagens de Hugo Teixeira da corrida em Évora e a grande reportagem da triunfal corrida em Torres Vedras, de Miguel Alvarenga e Emílio de Jesus.

Fotos Emílio de Jesus e Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino-blogspot.com