segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fernando dos Santos: "estrala a bomba" com a forcadagem...

O empresário Fernando dos Santos, na foto de cima em Dezembro passado
na Monumental do México e na de baixo nos seus tempos de matador


Habituado a "enfrentar os toiros pelos cornos", sem rodeios nem palavras nas entrelinhas, o antigo matador de toiros Fernando dos Santos, empresário da Monumental de Albufeira há 31 anos, está a um passo de "armar um lio" com a forcadagem. Mais dia, menos dia, "estrala a bomba e o foguete vai no ar".
O famoso empresário leva a efeito na próxima quarta-feira, dia 17, a última novilhada do ciclo inicial da temporada em Albufeira, onde voltou a dar oportunidades aos novos valores e no dia 24 arranca com as Fabulosas Corridas de Verão.
Pelo meio, tentou contratar para uma dessas corridas formais de Agosto o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer (foto ao lado), mas foi alertado para o facto de o mesmo não pertencer à Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), o que lhe pode trazer depois um "veto" por parte dos grupos associados na sua praça.
Ontem mesmo, Fernando dos Santos esteve em contacto telefónico com José Luis Gomes, vice-presidente da ANGF, que lhe confirmou esse facto. Por mais incrível que possa parecer (mas neste meio taurino já nada admira ninguém...), o grupo de forcados chefiado por Jorge Vicente e que inicialmente se denominada Grupo de Forcados do Clube Taurino Alenquerense, já pertenceu à ANGF, mas agora não pertence... porque alterou a sua designação. Desligou-se do Clube Taurino Alenquerense e passou a denominar-se Grupo de Forcados Amadores de Alenquer. O grupo é exactamente o mesmo e o cabo também - mas a associação não o admitiu no seu seio com esta nova designação, acusando-o de "não ter recebido cachet" numa Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim, ainda nos tempos do saudoso empresário Manuel Gonçalves.
Fernando dos Santos confrontou ontem José Luis Gomes com o facto de o filho deste, o novilheiro Manuel Dias Gomes, ir tourear brevemente numa corrida na Lourinhã, promovida precisamente por Jorge Vicente e no qual participam os Forcados de Alenquer.
"Há dois pesos e duas medidas? Uns podem alternar com os Forcados de Alenquer em corridas organizadas pelo seu cabo e outros ficam 'vetados' se contratam esse grupo?", questiona o empresário de Albufeira.
Em declarações exclusivas ao "Farpas", o empresário Fernando dos Santos admite agora a possibilidade de "virar isto tudo do avesso" e de fazer uma "exclusiva" com os Forcados Amadores de Alenquer para participarem em todas as corridas da temporada na Monumental de Albufeira, não contratando os grupos associados, para além daqueles que já estão certos nos espectáculos deste mês de Julho. Ontem, também, o empresário deu conta disso ao vice-presidente da Associação de Forcados.
"Se ninguém lhes bater o pé, eles vão continuar a pensar que quem manda na Festa são eles e estas coisas são inadmissíveis", afirma Fernando dos Santos.
O baile pode estar armado...

Fotos D.R.