segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ganadaria Grave triunfou ontem em Vila Franca: Mora aqui um grande Toureiro!

David Mora e o toiro "Revoltoso", de Murteira Grave, foram os grandes
protagonistas da corrida de ontem em Vila Franca - tarde de calor a mais!


Miguel Alvarenga - Tarde quente, ontem em Vila Franca de Xira. Quente, abrasadora, nas bancadas (42 graus à sombra, que estava cheia, registando os sectores de sol um imenso vazio, o que não admira, não há alma que aguente tamanho sacrifício...); quente também na arena, escaldante mesmo, fruto dos excelentes toiros da ganadaria Murteira Grave. Toiros sérios, incómodos, cheios de sentido, nobres, com trapio digno de Madrid, toiros dos que andamos a precisar, para que a verdade e a emoção regressem depressa às nossas praças. Um êxito enorme - e só não entendi por que razão o ganadeiro não foi chamado, não deu volta à arena, não foi aclamado como devia ter sido. Já vi isso acontecer por muito menos. E o Dr. Joaquim Grave merecia ontem essa homenagem.
Homenagem mesmo, teve-a o toiro "Revoltoso", nº 140, que pesou 445 quilos e foi o toiro da tarde, bendita a hora em que coube ao matador espanhol David Mora - que ali mora mesmo um grande Toureiro! O toiro foi premiado com volta (que não quis dar) à arena e no final regressou ao campo, "indultado" pelo ganadeiro, que sabe o que faz e tem feito uma grande ganadaria.
David Mora toureou, toureou e fartou-se de tourear o "Revoltoso", que não se chegou a revoltar e investiu sempre com nobreza na muleta do diestro espanhol. Mora, que com o capote já mostrara ao que vinha, deliciou-nos com uma faena profunda e artística, desenhada com bom gosto e bonito temple. Protagonizou verdadeiras "pinceladas" de cartaz taurino, excedeu-se em bom toureio, finos recortes e pormenores de magia. Valeu a corrida. Deu duas aplaudidas e merecidas voltas à arena.
No seu segundo, último da corrida, uma "estampa" com 500 quilos, voltou a entregar-se, a arrimar-se e a triunfar. Esteve brilhante com o capote, por "verónicas" e atrevidas "chicuelinas", encheu-nos as medidas na faena de muleta. O público prestou-lhe calorosa ovação quando atravessou a arena para se ir embora. Quando assim é executado, dá gosto ver toureio a pé.
Na lide a cavalo, a cargo de João Telles e Salgueiro da Costa, os Graves não facilitaram. São toiros que não admitem distracções e muito menos hesitações. Ambos sofreram alguns valentes "etaladões", mas é preciso não esquecer que foram fruto da ousadia de pisarem terrenos de compromisso e não propriamente da inexperiência - que não é o caso.
João Ribeiro Telles Jr. esteve superior na lide dos seus dois toiros. Decidido e valente, mesmo quando "descomposto" pela "sabedoria" dos Grave, teve arte para se compor de novo e apontou ferros de muita emoção. Vive um momento grande, luta por que este seja, na verdade, o seu ano. E tudo indica que o será.
João Salgueiro da Costa, um dos grandes valores da nova geração, tem a quem sair. Filho do Maestro João Salgueiro, é um cavaleiro "imprevisto", do qual tudo se espera e com o qual tudo pode acontecer.
Esteve irregular e mesmo desastrado com o seu primeiro toiro. Recuperou nos ferros curtos no seu segundo, com dois daqueles que páram a respiração e "dão dinheiro". Enorme! Quis mais ferros e não precisava de os cravar: não acabou como começara. Mas não desceu pontos. Continua a ser um toureiro de rara emoção. E vai ser Figura - como o Pai!
Tarde grande para os Forcados Amadores de Vila Franca, com destaque para as rijas pegas de Rui Godinho, Pedro Castelo, Ricardo Patusco e Márcio Francisco. Grupo coeso e oportuno a ajudar. Brilhante, como sempre, o rabejador Carlos Silva. Nas cortesias e como tem acontecido com outros grupos, o cabo Ricardo Castelo fez-se acompanhar de uma jaqueta dos Amadores de Montemor, em homenagem à memória de José Maria Cortes, por quem, entre outros, se guardou no início um minuto de silêncio.
Tomou a alternativa de bandarilheiro profissional o jovem vilafranquense André Rocha, que foi promissor novilheiro. Lidou bem de capote e cravou dois extraordinários e arrojados pares de bandarilhas.
Os bandarilheiros Nuno Oliveira e Manuel dos Santos "Becas" destacaram-se no bom desempenho do seu ofício. E na direcção da corrida, acertadíssimo, como sempre, esteve Lourenço Luzio, assessorado pelo médico veterinário Dr. José da Cruz.
Aplausos para a empresa "Tauroleve", dos dinâmicos irmãos Levesinho, por mais uma grande tarde de toiros (toiros mesmo!) na "Palha Blanco", pelas Festas do Colete Encarnado. A aficionada presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha, presidiu à corrida no camarote de honra. Nas bancadas, muitos campinos, alvo de significativa homenagem na arena do intervalo - Figuras do Ribatejo! Figuras de Portugal!

Não perca, já a seguir, os Momentos de Glória e o registo dos Famosos que estiveram ontem na "Palha Blanco" - pela objectiva atenta e implacável de Emílio de Jesus.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com