segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sábado em Moura: Grupo de Montemor regressa às arenas depois da morte do cabo Cortes

Um dos imponentes toiros da ganadaria Herdade de Pégoras para a corrida
nocturna do próximo sábado em Moura, que marca o regresso às arenas
dos Forcados de Montemor, depois do brutal assassínio do seu cabo José Maria
Cortes (na foto de baixo)

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor regressa às arenas na corrida nocturna do próximo sábado, dia 13, na praça alentejana de Moura. É a primeira vez que os valentes forcados montemorenses pegam depois dos dias trágicos vividos após a morte do cabo José Maria Cortes (foto ao lado), assassinado à facada durante uma rixa em Alcácer do Sal.
O nome do saudoso forcado continua a figurar nos cartéis, da mesma forma que o seu lugar será deixado "em branco" nas cortesias, certamente ocupado pela sua jaqueta. Foi essa a decisão do grupo e do novo cabo António Vacas de Carvalho, preferindo que a verdadeira passagem de testemunho ocorresse só no dia 1 de Setembro em Montemor, a data que estava agendada para a despedida de Cortes e o início de funções do seu sucessor.
Sábado em Moura, os Amadores de Montemor repartem cartel com o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura nas pegas a seis imponentes toiros da ganadaria, também montemorense, Herdade de Pégoras.
O cartel é composto pelo Maestro João Moura (depois do seu grande triunfo no Campo Pequeno), por Luis Rouxinol e pelo praticante João Salgueiro da Costa.

Fotos Fernando Henriques/cortesia empresa "Verdadeira Festa, Lda" e D.R.