quinta-feira, 11 de julho de 2013

Maestro Fernando dos Santos leva anti-taurinos a tribunal


O Maestro Fernando dos Santos (foto), antiga glória do toureio a pé e há 38 anos organizador de corridas de toiros na Monumental de Albufeira (Algarve), avançou com uma queixa-crime em tribunal e vai interpor uma providência cautelar contra a actuação de uma associação anti-taurina que lhe tem causado "graves prejuízos" nos últimos espectáculos ali realizados e onde tem dado, como sempre, oportunidade aos novos valores da Tauromaquia.
Ontem mesmo, os manifestantes voltaram a atacar, protestando contra o espectáculo mesmo diante da porta de entrada dos espectadores, na sua maioria turistas, a quem tentaram demover de assistir ao festejo "com afirmações mentirosas, entre as quais a de que os toiros iam ser mortos na arena", afirma o antigo toureiro.
"Há 38 anos que organizo corridas de toiros em Albufeira, os últimos 30 já na praça Monumental, que esta temporada cumpre o seu 31º aniversário, são espectáculos de interesse turístico, espectáculos que prestigiam uma tradição da nossa cultura e que muitos estrangeiros aqui vêem pela primeira vez, além de que promovo imensos postos de trabalho", afirma Fernando dos Santos, lamentando que a G.N.R. tenha permitido que as manifestações anti-taurinas se realizem "mesmo junto à entrada dos espectadores" e também que a Câmara de Albufeira se continue a mostrar "impávida e serena", sem assumir uma posição "face a esta afronta".
"Admito que manifestações deste tipo não prejudiquem o normal funcionamento dos espectáculos tauromáquicos no Campo Pequeno, onde todas as semanas há anti-taurinos à porta, mas afastados da entrada do público, mas aqui, em Albufeira, com um público essencialmente composto por turistas, isso está a ser altamente prejudicial. Muitos voltam para trás e devolvem os bilhetes nos hotéis onde os compraram, intimidados pelas mentiras que estes manifestantes lhes transmitem. Isto não pode ser!", afirma, revoltado, o antigo matador de toiros.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com