sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ontem no Campo Pequeno: grandes Toureiros e triunfo da ganadaria Charrua

Toiros de Verdade - grande triunfo da ganadaria Charrua ontem no Campo Pequeno
Justificada chamada à arena do ganadeiro Gustavo Charrua, com os triunfadores
Marcos Bastinhas e Francisco Montoya
Maestria de Rui Salvador foi ontem um dos grandes destaques
da nocturna de Lisboa. Sempre em forma e sempre em grande. Os anos passam,
Salvador continua igual a si próprio: Grande!
Filipe Gonçalves voltou a subir degraus e justificou em pleno em Lisboa
os triunfos de Santarém, que motivaram a justa atitude da empresa de o incluir
no cartel de ontem
Marcos Bastinhas esteve ontem enorme no último toiro da corrida (foto de baixo),
depois de também ter rubricado uma grande actuação no seu primeiro


Miguel Alvarenga - Ontem à noite no Campo Pequeno, o triunfo maior, para além da heróica actuação dos três grupos de forcados - S. Manços, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca - coube à ganadaria de António Charrua, que regressava a Lisboa depois de não ter ainda ali lidado desde que a praça foi reinaugurada. E em boa hora vieram os toiros da histórica divisa alentejana, pois proporcionaram uma noite de tremenda emoção, na senda do que tem acontecido nas últimas corridas do Campo Pequeno e também em outras praças. Parece que finalmente ficou para trás o tempo dos toirinhos "nhoc-nhoc", regressando de vez a arenas lusas o toiro-toiro, o toiro da verdade e também o toiro que põe, dispõe e, algumas vezes, descompõe... Por outras palavras, regressando a emoção - que outrora era apanágio de uma Festa de bravos.
Em algumas ocasiões, ontem no Campo Pequeno, os toiros estiveram mesmo "por cima" dos toureiros e dos forcados - mas há que reconhecer, com inteira justiça, que isso aconteceu apenas, mesmo, em algumas ocasiões. Na generalidade, os três ginetese os três grupos de forcados puxaram dos seus galões e venceram as dificuldades impostas por toiros que não permitem deslizes e pedem contas a valer.
No final - até devia ter sido antes - o jovem representante da ganadaria, Gustavo Maria Charrua, neto do saudoso António Coelho Charrua, foi chamado à arena e aplaudido pelo público, mercê da extraordinária apresentação, da codícia, da nobreza e do excelente jogo que tinham dado os seus seis toiros. Toiros de Verdade!
No que aos cavaleiros diz respeito e depois de já aqui ter analisado em pormenor as intervenções dos forcados que disputaram este Concurso de Pegas, há a registar a enorme maestria de Rui Salvador no primeiro toiro da noite, a actuação valorosa de Filipe Gonçalves no segundo e a magistral exibição de Marcos Bastinhas no último.
Rui Salvador realizou no primeiro toiro a sua melhor lide dos últimos tempos. Foi de frente ao toiro, venceu o piton contrário com a ousadia que é a alma dos seus triunfos, fez-se grande, agigantou-se e toureou como se aquilo fosse fácil um toiro que apresentava dificuldades e não facilitava a vida a ninguém. A maestria de Rui Salvador veio acima numa actuação que marcou a corrida e deixou a parada bem alta para os dois jovens que se lhe seguiram.
No segundo toiro do seu lote, o cavaleiro de Tomar voltou a evidenciar a sua experiência e os argumentos de que dispõe para lidar toiros de verdade. Teve, em suma, uma passagem triunfal e altamente destacada na noite de ontem em Lisboa.
Filipe Gonçalves vinha ao Campo Pequeno justificar os triunfos de Santarém que motivaram a aficionada e justa atitude da empresa em o colocar nesta corrida - e não defraudou quem nele acreditou.
A sua primeira lide arrancou fortíssimos e permanentes aplausos do público. Filipe esteve brilhante a bregar, ladeando, mudando de mão, interpretando o estilo "inventado" por Pablo Hermoso e que muitos portugueses seguiram. É só pena que os cavaleiros portugueses inovem tão pouco e se limitem a "copiar" o que Pablo e outros vieram trazer de novo. Mas isso não minimiza o triunfo de Filipe Gonçalves - que foi grande e foi importante.
O cavaleiro do Algarve vem-se destacando nas últimas temporadas e nesta está mesmo "a ponto" de alcançar de uma vez por todas a primeira fila. Por seus méritos próprios.
No seu segundo toiro, a lide (brindada ao Maestro José Lupi) foi talvez menos brilhante e pode mesmo dizer-se que Filipe, aqui, não esteve totalmente à altura do fantástico oponente que tinha pela frente, mas a actuação valeu pelo brilhante par de bandarilhas com que fechou a sua intervenção, cravado de frente, de poder a poder, com a verdade e a emoção que tal sorte requer.
Marcos Bastinhas é, repito o que aqui dele tenho escrito, um sério candidato, este ano, ao trono de "Triunfador da Temporada". E, pelo andar da carruagem, tudo indica que não vai querer perder tal honraria.
Ontem em Lisboa, depois de uma actuação que deixou enorme sabor, ao terceiro toiro da corrida e depois dos triunfos de Salvador e Filipe, teve o seu maior momento no último da noite.
No seu primeiro, terceiro da corrida, Marcos entendeu na perfeição o "valor" do Charrua que tinha pela frente e deu-lhe a lide adequada, com a usual alegria e a habitual emoção que herdou de seu Pai, o Maestro Joaquim Bastinhas, e com que vem contagiando e galvanizando o público em todas as praças. Não era fácil, repito, a tarefa do jovem Marcos, depois dos sonoros êxitos dos seus dois antecessores, mas ele esteve à altura e a primeira parte do espectáculo terminou com três grandes triunfos dos três cavaleiros.
No último, um toiro imponente e que impôs respeito e seriedade desde que entrou na arena, perigo mesmo, Marcos Bastinhas esteve enorme. A sua actuação, brindada ao cavaleiro Rui Fernandes, é daquelas que se não esquecem. Ferros de parar corações, brega arriscada ladeando a milímetros da cara do toiro, remates de euforia. Foi uma actuação tremenda de verdade e entrega - uma actuação que fica na história desta temporada e que marca, de forma importrante, a carreira deste cavaleiro.
A corrida iniciou-se com um minuto de silêncio em memória do ganadeiro Isidoro de Oliveira (Cunhal Patrício) e foi dignamente dirigida por Tiago Tavares, um dos novos directores de corrida.
Aplausos para todos os bandarilheiros pelas suas também brilhantes intervenções frente aos poderosos toiros de Charrua. Olés bem altos para José Bartissol e Adriano Marques, Duarte Alegrete e Cláudio Miguel, Ricardo Raimundo e João "Belmonte".
O Campo Pequeno registou uma das melhores casas desta temporada, com muito mais de metade das bancadas preenchidas, o que confirma o interesse do público pelo cartel - atractivo e bem rematado -, pelo regresso dos toiros de Charrua e pela arte de pegar toiros, já que decorria um Concurso de Pegas.
Quem sabe se o tão badalado e tão contestado programa "Olé" da SIC não terá dado o seu contributo para este enchente...
Afinal, há males que vêm por bem, não é?...

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com