segunda-feira, 1 de julho de 2013

Praça cheia e grande corrida no sábado na Arena D'Évora

Rui Fernandes num grande par de bandarilhas numa noite em que cravou ferros
de parar corações!
Vitor Ribeiro está de volta e em grande!
Ninguém pára João Telles, a viver o seu grande momento!
Colombiano Jacobo Botero reafirmou as suas grandes qualidades
na lide de um toiro
Noite de êxito para os Forcados de Évora na comemoração do seu 50º aniversário

A corrida nocturna de sábado na Arena D'Évora, data tradicional de S. Pedro, terminou com todos os forcados (Amadores de Évora, que brilharam na comemoração dos seus 50 anos de existência) e cavaleiros em praça, o que atesta bem o sucesso do espectáculo promovido pela empresa "Campo e Praça" e que encheu as bancadas da renovada praça da cidade-museu.
Para o êxito contribuiram os sete magníficos toiros da ganadaria Pinto Barreiros e também o empenho de todos os artistas e forcados intervenientes.
Rui Fernandes "partiu a loiça" no primeiro toiro, com uma emocionante actuação "à antiga", com ferros de parar corações. No segundo, teve uma lide de "menos a mais", que fechou com um fantástico par de bandarilhas.
Vitor Ribeiro, na segunda corrida depois do seu triunfal regresso às arenas em Maio na Moita, após ter estado um ano sem tourear em Portugal (radicado no México), voltou a confirmar que está de volta "à luta". Actuação regular no primeiro, nota alta para a segunda lide, de grande emoção, marcada por um ferro de palmo que arrepiou pela arte e valentia.
No conjunto das duas lides, o destaque maior coube a João Ribeiro Telles Jr., que está a marcar esta temporada com sucessivos triunfos, caminhando a passos largos para o pódium das primeiras figuras. Realizou duas lides limpas e emotivas, com o público rendido à verdade e à espectacularidade do seu bom toureio. A atravessar grande momento, João Telles promete ser um dos grandes casos desta temporada.
O amador colombiano Jacobo Botero, que lidou um toiro, reafirmou as suas excelentes qualidades.
Os Forcados de Évora realizaram seis pegas à primeira e uma à terceira, o que diz bem da sua triunfal actuação em noite de festa por 50 anos de glória. Foram caras os forcados Pedro Barradas, Francisco Garcia, Manuel Rovisco Pais, Gonçalo Pires, Armando Raimundo, Ricardo Casas Novas e o valente cabo António Alfacinha.
A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges, iniciou-se com um minuto de silêncio em memória de José Maria Cortes e ao intervalo a empresa descerrou uma lápide no páteo de quadrilhas a perpectuar os bodas de ouro dos Forcados de Évora.

Fotos Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com