segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sábado em Setúbal: quando há toiros, toureiros e forcados, a Festa tem outra emoção!

Sónia Matias, Luis Rouxinol e Filipe Gonçalves triunfaram na primeira corrida
da temporada na praça de toiros de Setúbal
Toiros de António Silva deram "água pela barba" aos valentes forcados. Na foto,
um momento difícil para os Amadores do Ribatejo


Miguel Alvarenga - Toiros duros para grandes toureiros e valentes forcados, assim foi na noite de sábado em Setúbal, na corrida que abriu a temporada na bonita e bem cuidada praça "Carlos Relvas" e que registou meia entrada. Há que frisar que com toiros assim, como os exemplares da ganadaria de Herdeiros do Dr. António Silva, se recupera aos poucos a emoção que ultimamente tinha desaparecido das nossas arenas. O tempo dos "nhoc-nhoc" telecomandados já era... Houve muita entrega dos cavaleiros - Luis Rouxinol, Sónia Matias e Filipe Gonçalves - e uma desmedida valentia dos dois grupos de forcados, os Amadores do Ribatejo e os do Montijo. O público vibrou e assustou-se nas bancadas - e quando isso acontece, a Festa tem o sabor da sua verdadeira essência e da sua necessária emoção. Não houve facilidades. Felizmente, também, não houve feridos de gravidade. Os toiros bateram sobretudo na forcadagem.
A expectativa que rodeava a presença na "Carlos Relvas" dos toiros de António Silva, depois da noite triunfal no Campo Pequeno, foi desta vez gorada pela mansidão dos exemplares enviados para Setúbal. Toiros muito bem apresentados, verdadeiras estampas, mas distintos dos saídos em Lisboa. Reservados e até, em alguns casos, a procurar refúgio em tábuas, não foram fáceis para os cavaleiros. E foram mesmo difíceis para os forcados. Não fazendo propriamente muito mal, investiram que nem comboios e acabaram por descompor as duas formações na maioria das pegas. Os valentes forcados não viraram a cara. Honraram com tremenda dignidade as jaquetas que envergam.
Houve duas pegas enormes, as de Igor Varela, do Grupo do Ribatejo, ao quinto toiro da noite; e a de Ricardo Almeida, dos Amadores do Montijo, ao sexto. As duas ao primeiro intento e com os forcados de cara a aguentar fortes derrotes. Destaque também para a primeira pega da noite, ao segundo intento, do heróico João Machacaz, cabo dos Amadores do Ribatejo, grupo que aos poucos vai regressando à primeira fila.
A segunda pega deste grupo foi concretizada ao quinto intento, sem brilho, mas com valentia, por João Guerreiro. Pelos Amadores do Montijo, um grupo que já foi grande e começa também agora a recuperar o tempo perdido, pegaram ainda Hélio Lopes, à segunda; e o veterano Isidoro Cirne, à quarta tentativa, depois de ter estado menos bem na primeira tentativa, em que "pôs as mãos" pela frente. O toiro foi pegado à quarta, a sesgo, com "todos ao molho e fé em Deus".
Quanto aos cavaleiros, houve lides de muita entrega e grande emoção.
Luis Rouxinol, valente e decidido, deu a volta aos seus dois toiros com a experiência e a maestria que são seu apanágio. Veio para triunfar e triunfa com todos os toiros. Os Silvas não facilitaram, mas Rouxinol não é toureiro de "se encolher". Imparável, deu a cara, deu a volta aos dois oponentes, arriscou até mais não, saíu por cima nas duas ocasiões e foi premiado com aplaudidas voltas à arena.
Sónia Matias toureou como os valentes os dois complicados toiros que lhe couberam. Deixou cair um ferro em sorte de "violino" no seu segundo e essa foi mesmo a única falha a apontar em duas lides de tremenda emoção e muita verdade, em que "pôs a carne no assador". Tudo o mais foi perfeito e feito com rigor. Sónia está num grande momento.
Filipe Gonçalves é, sem dúvida, um dos casos desta temporada. Triunfa e empolga por onde passa e em Setúbal, com o pior lote, esteve por cima dos dois toiros de Silva, encontrando argumentos de sobra para solucionar as dificuldades que teve por diante. O seu toureio emotivo, a moral com que está e o momento excelente dos seus bons cavalos são factores que transmitem tranquilidade e a certeza de que tudo vai correr bem, mesmo que não haja toiros. Não os teve, mas houve toureiro e cavalos à altura de vencer e triunfar. De corrida e corrida, o cavaleiro algarvio vem este ano consolidando a sua posição entre os primeiros.
Valentes intervenções de todos os bandarilheiros, nomeadamente David Antunes, Josué Salvado, Ricardo Pedro, José Russiano, Duarte Alegrete e Cláudio Miguel - valentes toureiros, oportunos e eficazes, frente a toiros difíceis - e destaque para o labor dos dois campinos, brindados pelo forcado Igor Varela e que merecidamente o acompanharam depois e a Sónia numa aplaudida volta à arena.
Nuno Nery dirigiu com muito acerto e competência esta primeira corrida da temporada em Setúbal, organizada pela dupla João Pedro Bolota/Abel Correia - a quem os dois grupos de forcados dedicaram pegas - e no início da qual se guardou um minuto de silêncio em memória do ganadeiro Isidoro de Oliveira, proprietário da ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício, falecido no sábado com 79 anos.

Não perca, já a seguir, os Momentos de Glória e as fotos dos Famosos nesta noite de toiros na praça “Carlos Relvas” – pela objectiva implacável de Emílio de Jesus.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com