sexta-feira, 19 de julho de 2013

Socorristas da Cruz Vermelha brilharam ontem no Campo Pequeno



Miguel Alvarenga - Viveram-se ontem à noite no Campo Pequeno momentos de pânico e angústia aquando da pega ao terceiro toiro da corrida, um potente e duro exemplar da triunfadora ganadaria alentejana de António Charrua, a cargo dos Forcados do Aposento da Chamusca, que disputavam (e acabaram por ganhar, através de Francisco Montoya, com a segunda pega do seu lote) o Concurso de Pegas com o outro grupo chamusquense, os Amadores e também com os alentejanos de São Manços.
João Rui Salgueiro, o forcado da cara, ficou desmaiado na arena logo após concretizar a sua primeira tentativa e recolheu à enfermaria e depois ao Hospital de Santa Maria - de onde regressou, felizmente, por não lhe ter sido diagnosticada nenhuma lesão de maior gravidade.
De seguida, foi o cabo Pedro (Pipas) Coelho dos Reis quem saltou à praça, disposto a "salvar a honra do seu convento", mas também não teve a vida facilitada - antes pelo contrário. Projectado em três ocasiões pela força do "comboio" que enfrentava, numa delas a uma altitude incrível, o valente líder do Aposento acabou por concretizar a pega, já "meio desfeito", com enorme estoicismo e coragem, ao quarto (que foi quinto) intento.
Pelo meio, um dos ajudas do grupo também saíu lesionado: caminhou a cambalear até à trincheira e acabou por tombar, desmaiado, mesmo junto às tábuas. Também recolheu à enfermaria, inconsciente, tendo igualmente sido examinado no Hospital e acabando por regressar igualmente à praça, sem nada de grave.
Nas duas ocasiões, os forcados lesionados foram assistidos na arena pelo grupo de Socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa - a quem é preciso louvar pelo seu arriscado desempenho quando em praça ainda se encontrava o toiro.
Tanto o "cara" João Salgueiro, como o ajuda que desmaiou, foram de imediato socorridos pelos valentes da Cruz Vermelha, que os transportaram para a enfermaria depois de os estabilizar na arena. Uma actuação brilhante - que é preciso enaltecer e aplaudir!

Fotos M. Alvarenga