quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Praça cheia e quase nada, ontem na Moita...

"El Fandi", Vitor Mendes e António João Ferreira ontem na Moita. A praça encheu
e podia ter sido uma grande noite de toiros, mas...
Na foto de baixo, momento da homenagem ao Maestro Amadeu dos Anjos

Miguel Alvarenga - Praça cheia (mais de três quartos) e ambiente verdadeiramente inesperado ontem na Moita na única corrida "à espanhola" (só com matadores) da Feira. Surpreendente, a todos os títulos, num país já pouco dado ao toureio a pé e... afinal...
Pena que artisticamente e apesar da presença em cartel de duas grandes figuras - Vitor Mendes e "El Fandi" - e de um jovem matador português, António João Ferreira, a corrida acabasse por ser uma desilusão. Os toiros de São Torcato sairam bem apresentados mas deixaram muito a desejar no que respeita a bravura e pouco se empenharam nas muletas dos três diestros.
Assim sendo, Mendes e "El Fandi" nem volta deram nos seus primeiros, sendo o jovem Ferreira aquele que melhores pormenores deixou até ao intervalo.
Seguiu-se uma simples e significativa homenagem na arena ao Maestro Amadeu dos Anjos pelos seus 50 anos de alternativa. O crítico João Mascarenhas resumiu em breves palavras a trajectória de glória do famoso toureiro. Em praça, um grupo de amigos que promoveu a homenagem e também o Grupo Tauromáquico Sector 1 presentearam Amadeu com lembranças. O público aplaudiu de pé.
Depois de os três matadores terem repartido entre si os tércios de bandarilhas anteriores, Vitor Mendes não bandarilhou o seu segundo toiro e isso criou logo mau ambiente e protestos na praça. Para azar dos azares, David Antunes e Cláudio Miguel (dois excelentes bandarilheiros que ontem não estavam decididamente nos seus dias) estiveram fatais a cumprir esse tércio - o que agravou ainda mais a paciência do público. Vitor Mendes não teve matéria para brilhar e a sua segunda passagem pela arena da Moita foi uma vez mais silenciada.
David Fandilla "El Fandi" bandarilhou superiormente o quinto toiro da noite e realizou com a muleta uma faena técnica e de entrega. Deu aplaudida volta à arena.
No último, António João Ferreira voltou a deixar um ar da sua graça e voltaram a ser seus, também, alguns dos melhores momentos desta segunda parte.
Pena que apesar de ter chamado tanta gente à praça "Daniel do Nascimento", o toureio a pé não tenha tido uma noite de brilho ontem na Moita...

Mais fotos já a seguir - não perca!

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com/diário taurino/Farpas