quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Praça de toiros de Paio Pires votada ao abandono e a degradar-se




Propriedade do Paio Pires Futebol Clube, a histórica praça de toiros de Paio Pires, no concelho do Seixal, está abandonada e em constante processo de degradação há quase vinte anos, pese embora os muitos esforços desenvolvidos desde 2004 pela Comissão Taurina local para a requalificar.
Situada numa zona de fortes tradições tauromáquicas, onde já nos anos 50 se realizavam corridas de toiros (num outro recinto) com as maiores figuras do toureio da época, a actual praça de toiros foi inaugurada em 1976 e nos anos 80 foi palco de grandes corridas.
Em 2009, chegou a circular um abaixo-assinado a defender a requalificação da praça e houve mesmo esforços nesse sentido por parte de consagradas figuras da nossa tauromaquia, entre as quais o matador de toiros Vitor Mendes e o então cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes, mas todas as tentativas foram infrutíferas.
A Comissão Taurina de Paio Pires luta desde 2004 pela recuperação da praça, tendo mesmo obtido da Câmara do Seixal um esboço para a construção de um Pavilhão Multiusos, mas "o valor da construção era muito elevado".
"Ao longo destes anos temos trabalhado para angariar fundos para a reconstrução da praça, mas falta ainda muito dinheiro para a podermos pôr funcional", diz-nos um membro da referida comissão.
No ano passado e já neste realizaram-se duas corridas em Paio Pires, numa praça portátil, por iniciativa do antigo forcado António José Casaca (dos Amadores de Lisboa), com a colaboração da Comissão Taurina.

Fotos Jorge Reis/Farpas