domingo, 15 de setembro de 2013

Tertúlia Taurina reúne aficionados em Luanda



Acaba de nascer em Luanda (Angola) uma Tertúlia Tauromáquica, "Os Palancas Bravas", que esta semana realizou o seu primeiro jantar (foto de cima) onde se discutiram os estatutos e se traçaram directrizes para os próximos convívios.
A nova tertúlia de aficionados de Angola é composta, na maioria, por antigos forcados que se encontram a trabalhar naquele país e desta forma encontraram a forma de se reunir, conviver e falar de toiros longe da Pátria-Mãe.
A este primeiro jantar comparecerem os fundadores Diogo Durão (ex-forcado do Grupo de Santarém), o aficionado Francisco Sequeira Braga, António Carvalho Neto (ex-GFA Caldas da Rainha), Filipe Falcão (ex-GFA Santarém), Francisco Mira (ex.GFA Lisboa) e Pedro Durão (ex-GFA Santarém). Presente também, como amigo e não como fundador, o antigo forcado de Montemor, Gonçalo Rosado Pereira.
Nos próximos encontros são esperadas as presenças de muitos outros aficionados e antigos forcados igualmente a residir em Angola e que desta vez se viram impossibilitados de comparecer, entre os quais os irmãos Eduardo e Luis Salvação Barreto, Mário Prieto (pai do cavaleiro Mateus Prieto), Ntinu Wen (ex-GFA Aposento da Moita), Manuel Inês (ex-GFA Santarém), João Pedro Silva (ex-GFA Vila Franca), Filipe Garcia (ex-GFA Vila Franca) e Eduardo Mendonza (ex-GFA Caldas da Rainha).
Os jantares serão mensais, com convidados ou não, dependendo da presença em Angola de figuras do mundo tauromáquico.
"Esperamos com a Tertúlia dedicar um jantar por mês à nossa aficion e matar saudades da Festa dos Toiros, pois a vida de imigrante não nos permite acompanhar a temporada de perto", afirma Francisco Mira.

Fotos D.R.